O crescimento populacional atingiu patamares elevados em escala planetária, na segunda metade do século XX. Os níveis mais altos ocorreram entre 1950 e 1970 e preocuparam estudiosos e autoridades de diversos países sobre os problemas decorrentes deste elevado crescimento. Nesse período, teorias demográficas foram elaboradas e outras já conhecidas foram resgatadas para explicar as causas desse crescimento e como controlar a chamada “explosão demográfica”.
O assunto abordado gera muita polêmica, em virtude de os:
A
malthusianos acreditarem que o descompasso entre o crescimento da população e a capacidade de produzir recursos necessários à sobrevivência da humanidade era a causa da existência de tanta fome e miséria no mundo. A proposta para a resolução desses problemas era a regulação natural da população, por meio de guerras e de epidemias.
B
neomalthusianos apontarem a pobreza, a fome e a miséria como reflexo da existência de uma população numerosa. O aumento da população impediria o crescimento econômico e a possibilidade de melhoria da situação de vida nos países pobres. Seus defensores pregam o controle demográfico através da prática do aborto e do uso de métodos contraceptivos.
C
neomalthusianos defenderem que para controlar o grande crescimento populacional na década de 1970, os governos dos países desenvolvidos deveriam implantar rigorosos programas de controle da natalidade, apoiados por instituições internacionais, com a distribuição de pílulas anticoncepcionais e a esterilização em massa.
D
reformistas atribuírem aos países ricos a responsabilidade pelo excessivo crescimento demográfico e pela pobreza generalizada dos países pobres. Seus defensores propõem a adoção de reformas socioeconômicas, que levariam ao aumento significativo do PIB, e dessa forma conseguiriam superar os graves problemas socioeconômicos.
E
ecomalthusianos proporem na década de 1970, que controlar o crescimento demográfico é uma forma de preservar a natureza. Segundo ele, a recente expansão econômica dos países subdesenvolvidos pressiona a retirada de recursos naturais da área que possui a maior biodiversidade no planeta, a zona intertropical, causando miséria e sérios danos ao ambiente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: Letra B)
Explicação:
Neomalthusianos apontam uma visão contrária a de Malthus, com o controle demográfico através de métodos contraceptivos e a prática do aborto.
Apontavam que a grande população é a causa do subdesenvolvimento.
Perguntas interessantes