O crescimento ocorre de diversas formas durante o período do ciclo vital dos seres humanos. Em algumas etapas, esse crescimento é bastante evidente. Frente a isso, assinale a alternativa que apresenta as características do crescimento nas primeiras semanas após a concepção.
a. As primeiras semanas após a concepção são de crescimento estável, uma vez que a célula deve reunir nutrientes para se desenvolver.
b. No início da vida intrauterina, há uma excepcional divisão celular, permitindo que o zigoto, após 8 semanas, apresente cerca 2 cm.
c. Durante as primeiras semanas da vida intrauterina, o crescimento ocorre sem a interferência dos meios externos.
d. Ainda que o crescimento seja bastante acelerado nas primeiras semanas, o desenvolvimento de características humanas, como braços e pernas, só ocorrerá por volta das 12 semanas.
e. Embora já apresente algumas características humanas, ao final de 8 semanas de vida intrauterina, ainda não é possível perceber algum órgão em funcionamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No início da vida intrauterina, há uma excepcional divisão celular, permitindo que o zigoto, após 8 semanas, apresente cerca 2 cm.
Explicação:
No início da vida intrauterina, ocorre uma intensa divisão celular, permitindo que o zigoto, após 8 semanas, apresente cerca 2 cm. Após esse período, já é possível identificar os traços humanos, como os braços e as pernas, além de órgãos e reflexos do sistema nervoso em funcionalidade. Desde a concepção até o nascimento, é possível que os seres em desenvolvimento intrauterino sofram influências em seu crescimento e desenvolvimento a partir de eventos externos, como o estresse, o uso de drogas e a alimentação experimentados pela mãe.
Resposta: b. No início da vida intrauterina, há uma excepcional divisão celular, permitindo que o zigoto, após 8 semanas, apresente cerca 2 cm.
Explicação: Próximo ao final da oitava semana, o embrião possui cerca de 2 cm e apresenta traços humanos característicos, como braços e pernas. Além de um coração que pulsa a muitas batidas e um sistema nervoso capaz de apresentar movimentos reflexos rudimentares.