Biologia, perguntado por gigmslima, 6 meses atrás

O crescimento e o desenvolvimento iniciam na quinta semana de vida intrauterina e estão presentes durante as duas primeiras décadas de vida, com claras diferenças de ritmo. Durante o período fetal, e após o nascimento, até aproximadamente os dois anos de idade, o crescimento ocorre de forma rápida, com aumento regular em altura e peso. Por exemplo, ao nascer, o comprimento total do crânio é de 60 a 65% do seu tamanho final e ele cresce rapidamente. Aos 5 ou 7 anos de idade, já alcançou 90% de seu tamanho'' (adaptado de CHEVARRIA, M. G. Relação da velocidade de crescimento mandibular com estágios de ossificação das vértebras cervicais. Dissertação (Mestrado em Ortodontia e Ortopedia Facial) - Faculdade de Odontologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2006). O esqueleto do feto é formado por cartilagem e posteriormente é substituído por tecido ósseo em um processo chamado de ossificação endocondral. A cartilagem encontrada no esqueleto do feto é denominada de:.

Soluções para a tarefa

Respondido por hanneafranca
26

Resposta:

Cartilagem hialina

Explicação:

A cartilagem hialina forma o primeiro esqueleto do feto, que é gradativamente substituido por um esqueleto ósseo a partir de um processo conhecido como ossificação.

Respondido por DriiiSilva
3

Na vida intrauterina, todos os tecidos estão em desenvolvimento. Para que o tecido ósseo seja formado, é utilizada uma base de cartilagem hialina. Dessa forma encontramos em maior quantidade a cartilagem hialina durante o período fetal.

Como ocorre os processos de ossificação?

Para que o osso seja formado, há uma sequência de formação de um tecido primário, que é destruído e substituído por tecido secundário que é permanente. Esse processo ocorre no período fetal (de forma bastante rápida) e também na idade adulta, por exemplo quando quebramos um osso.

Contudo, o tecido ósseo é formado de duas formas diferentes:

  • Ossificação intramembranosa:

A partir do tecido conjuntivo adjacente, as células mesenquimatosas se diferenciam em osteoblastos. Essas células são capaz de sintetizar e secretar matriz ainda não mineralizada composta de colágeno tipo I, proteoglicanas e glicoproteínas. No meio extracelular, a matriz se mineraliza pela absorção de fosfato de cálcio, e após ser mineralizada imobiliza as células ao seu redor que passam a ser chamadas de osteócitos.

  • Ossificação endocondral:

Para que os ossos no feto sejam formados, primeiro é gerada um molde de cartilagem hialina que é composta por células chamadas condrócitos. Os condrócitos sofrem hipertrofia (aumento de tamanho da célula) o que faz com que a matriz extracelular diminua, o que leva a morte dos contrócitos por apoptose. Células osteogênicas tomam o espaço deixado pelos condrócitos e se diferenciam-se em osteoblastos. A partir deste ponto, corre o mesmo processo descrito para ossificação intramembranosa.

Mas você sabia que há outros tipos de cartilagem? Além da cartilagem hialina que também é a mais abundante em adultos, temos a fibrocartilagem e a cartilagem elástica!

Aprenda mais sobre a cartilagem hialina em: https://brainly.com.br/tarefa/24109702

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes