[...] O crescimento desordenado de áreas antropizadas e consequente perda e alteração de hábitat tem resultado em processos negativos à conservação da espécie. Assim, a drástica redução de ambientes ideais para a manutenção de populações tem sido apontada como o fator principal de redução de populações [...] Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2016. Devido aos impactos antrópicos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) encontra-se ameaçado de extinção no território brasileiro, sendo classificado como vulnerável. Esse status de conservação significa que a espécie: Escolha uma: a. está próxima de atingir os critérios de ameaça; b. não apresenta nenhum indivíduo vivo; c. não apresenta informações sobre suas ameaças. d. corre um alto risco de extinção em médio prazo; e. corre sério risco de extinção em um futuro próximo;
Soluções para a tarefa
A alternativa correta em relação a ameaça de extinção do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), sendo caracterizado como vulnerável é a letra E, corre sério risco de extinção em um futuro próximo.
É enquadrado como vulnerável: as espécies que enfrentam um alto risco de extinção na natureza em um futuro bem próximo, e essa condição não seja revertida, ou seja, os motivos que ameaçam a sua sobrevivência e reprodução persistam. A vulnerabilidade tem como principal causa a perda ou destruição do habitat natural da espécie.
Normalmente, as espécies que se enquadram como vulneráveis são monitoradas, e caso julgue necessário, são mantidas em cativeiro para proteger a espécie, criando assim um habitat natural controlado que se adapte as necessidades da espécie.
Logo, a resposta correta é a letra E.
Você pode descobrir mais sobre extinção aqui no Brainly a partir do seguinte link: https://brainly.com.br/tarefa/19709128
Bons estudos!
Resposta:
Corre um alto risco de extinção em médio prazo.
Explicação:
Vulnerável = Corre um alto risco de extinção em médio prazo.