O crescimento da população de idosos no brasil é um dos grandes diagnósticos demográficos construídos e reforçados a cada onda do censo do instituto brasileiro de geografia e estatística (ibge), tanto que a preocupação com a qualidade de vida desses cidadãos ganha espaço em discussões e na formação profissional para diversas áreas, com destaque à saúde e assistência social, onde a gerontologia tem se consolidado como componente curricular relevante. Conforme destaca alves (2020, p. 128), "ainda somos um país relativamente jovem do ponto de vista demográfico, embora com crescimento constante do grupo etário com mais de 60". Alves, andrea moraes. A velhice (ainda) é somente uma palavra: covid-19 e o envelhecimento no brasil. In: moreira, elaine et al (orgs. ). Em tempos de pandemia: propostas para a defesa da vida e de direitos sociais. Rio de janeiro: escola de serviço social da universidade federal do rio de janeiro, 2020. P. 126-130. Em se tratando das considerações sobre os idosos no contexto pandêmico, analise as afirmações a seguir, bem como a relação proposta entre elas: i – os dados epidemiológicos dos casos e mortes por covid-19 no brasil são genéricos com relação aos idosos, de modo que não permitem compreendermos com maior detalhamento ou exatidão quem, de fato, são essas pessoas. Porque ii – é salutar aos profissionais do serviço social considerarem que não devemos generalizar idosos como categoria homogênea, já que a estratificação social com relação a marcadores demográficos impacta as condições de vida dessas pessoas. É correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
Podemos afirmar que os profissionais do serviço social, realizam trabalho de acompanhamento, por isso, inferem corretamente que, quando consideramos alguém como pessoa idosa, não estamos falando especificamente, pois não há hegemonia sobre este assunto, visto que nossa sociedade é mui estratificada. Assim, a assertiva correta é a II.
O envelhecer depende da camada social
Não podemos afirmar o absurdo de que "pessoas ricas não envelhecem", mas podemos afirmar que pessoas com menos preocupações envelhecem melhor do que quem precisa trabalhar até o último minuto de cada dia até que se chegue a uma idade avançada.
Razões trabalhistas e educacionais, por exemplo, darão tons diferentes às idades de cada sujeito. Existem outros fatores que fazem algumas pessoas envelhecerem de forma mais saudáveis que outra, mas de modo geral, com o advento do SUS e suas práticas de promoção e prevenção em saúde, a expectativa de vida subiu, de modo geral.
Existem algumas diversas outras razões, desde a vida inicial do indivíduo que o fará ter uma vida bio-psico-social devidamente mais próspera, no sentido de saúde e longevidade e satisfação pessoal, podemos citar, para exemplo:
- ciência
- possibilidade de saúde
- bem estar
- saúde financeira
- possibilidade de atividades recreativas
Para lermos mais sobre qualidade de vida: https://brainly.com.br/tarefa/10543993
#SPJ4