O crediário ainda é uma forma relevante de pagamento no Brasil. É o que mostrou um levantamento feito em 27 capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Pagar no crediário permite que a pessoa adquira uma maior quantidade de itens e se comprometa com uma prestação mais acessível, dentro dos limites do orçamento mensal. O problema é que essa facilidade pode favorecer o consumo impulsivo e até mesmo o descontrole nas compras. Então, é essencial refletir sobre a real necessidade de cada item e fazer as contas para saber se a parcela, ainda que de valor baixo, não irá comprometer o pagamento de outras despesas já assumidas a cada mês”, alerta José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.
44% já foram negativados com o crediário - O mau uso do crediário tem levado as pessoas à inadimplência. Segundo a pesquisa, 44% dos usuários dessa modalidade de crédito já ficaram com o nome sujo pelo não pagamento de parcelas.
Após a leitura do texto sugerido, avalie as afirmações a seguir:
I. O consumo de produtos, bens e serviços é necessário para nossa subsistência e pode gerar impactos positivos além de fortalecimento da economia e empregos. Porém, é preciso refletir sobre o que consumismo, a quantidade de resíduos produzidos, e o impacto que os produtos vão causar no meio ambiente.
II. O consumidor consciente pode ajudar a minimizar os impactos do consumo para o planeta, fazer boas escolhas, avaliar a real necessidade de obter o produto, escolher empresas com práticas socioambientais, que respeitem os direitos dos trabalhadores e tenham um bom sistema de gestão ambiental.
III. A sociedade precisa refletir sobre o gasto de bens gerados a partir dos recursos naturais, evitar os exageros criados por uma cultura consumista, estimular a manipulação das campanhas publicitárias para direcionar as escolhas dos consumidores e aumentar a produtividade.
IV. Apesar da crise econômica, do desemprego e da falta de capacidade de consumo das famílias, as pessoas continuam praticando o consumo exagerado, comprando produtos por impulso e se endividando, sem refletir sobre mudanças de hábitos, reavaliar valores e práticas para um consumo mais consciente que evite o desperdício.
A respeito dessas asserções, é correto o que se afirma apenas em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
I, II, IV
Explicação:
A alternativa está correta, pois as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
A afirmativa I está correta, pois a sociedade necessita buscar um equilíbrio entre um consumo saudável e que diminua os impactos ambientais, pois o consumismo é contrário a qualquer processo sustentável
A afirmativa II está correta, pois grande parte do processo de desenvolvimento sustentável está no poder do consumidor em escolher produtos e serviços com menor possibilidade de impacto ambiental e social. A Afirmativa IV está correta, pois percebemos que é necessário que o consumidor possa rever suas práticas de compra, pois tal processo é um grande gerador de problemas de ordem financeira, ambiental e social.
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
1 ano atrás