“O crânio é o esqueleto da cabeça. Uma série de ossos forma suas duas partes: neurocrânio e víscerocrânio” (MOORE, DALLEY e AGUR, 2010). MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R.; ARAÚJO, C. L. C. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. Analise as afirmações abaixo sobre o esqueleto da cabeça: I - Os ossos do crânio podem ser pares ou ímpares e, após a cessação do crescimento corpóreo, quase não apresentam mobilidade. Todas as articulações do crânio ocorrem por meio de suturas. II - Os ossos, quando avaliados quanto ao comprimento, a largura e a espessura é possível agrupá-los em cinco tipos principais: longos ou tubulares, curtos, laminares ou planos, irregulares e sesamoides. III - Todos os ossos pneumáticos do corpo humano estão no crânio. Nesses ossos, as cavidades são revestidas por mucosa e chamadas de seios. IV - Entre os ossos do crânio de um recém-nascido existe espaços preenchidos com mesênquima não ossificado popularmente conhecidos como moleira. A função deste tecido mole é permitir flexibilidade e possibilidade de crescimento ao crânio do recém-nascido.
Soluções para a tarefa
III - Todos os ossos pneumáticos do corpo humano estão no crânio. Nesses ossos, as cavidades são revestidas por mucosa e chamadas de seios. IV - Entre os ossos do crânio de um recém-nascido existe espaços preenchidos com mesênquima não ossificado popularmente conhecidos como moleira. A função deste tecido mole é permitir flexibilidade e possibilidade de crescimento ao crânio do recém-nascido.
A respeito do crânio humano, é correto o que se afirma em I e II.
Analisando cada afirmativa sobre crânio humano
Para responder essa questão sobre esqueleto humano, mais especificamente sobre crânio, precisamos analisar cada uma das afirmativas:
- I - Os ossos do crânio podem ser pares ou ímpares e, após a cessação do crescimento corpóreo, quase não apresentam mobilidade. Todas as articulações do crânio ocorrem por meio de suturas.
Afirmativa verdadeira, de fato os ossos do crânio podem ser pares, como o parietal e o temporal, ou ímpares, como o frontal, occipital, esfenóide e o etmóide. Além disso, após o crescimento corpóreo as suturas servem como articulação, conectando os ossos do crânio, e tornando a mobilidade mais limitada.
- II - Os ossos, quando avaliados quanto ao comprimento, a largura e a espessura é possível agrupá-los em cinco tipos principais: longos ou tubulares, curtos, laminares ou planos, irregulares e sesamoides.
Afirmativa verdadeira, didaticamente, os ossos podem ser classificados, a depender de sua forma (comprimento, largura e espesssura), em longos ou tubulares, curtos, laminares ou planos, irregulares e sesamoides.
- III - Todos os ossos pneumáticos do corpo humano estão no crânio. Nesses ossos, as cavidades são revestidas por mucosa e chamadas de seios.
Afirmativa falsa, apesar dos ossos pneumáticos do crânio terem suas cavidades/seios revestidos de mucosas, esse tipo de osso pode ser encontrados também em outras regiões que não unicamente o crânio.
- IV - Entre os ossos do crânio de um recém-nascido existe espaços preenchidos com mesênquima não ossificado popularmente conhecidos como moleira. A função deste tecido mole é permitir flexibilidade e possibilidade de crescimento ao crânio do recém-nascido.
Afirmativa falsa. Existem espaços entre os ossos do crânio de recém-nascidos constituídos por um tecido flexível e elástico chamado sutura. Esses espaços são conhecidos popularmente como moleiras, e chamados tecnicamente de fontanela.
Nesse sentido, a função da fontanela é movimentar os ossos no momento do parto, facilitando o nascimento do bebê. Assim, conforme o bebê se desenvolve e seus ossos crescem, esses espaços se fecham.
Aprenda mais sobre crânio humano:
https://brainly.com.br/tarefa/4422939