O CPC 26 (R1) indica qual é o plano de contas a ser seguido pelas empresas, quando do processo de elaboração do Balanço Patrimonial.
Soluções para a tarefa
O controle financeiro de uma empresa é primordial para seu funcionamento e crescimento. No entanto, essa não é uma das tarefas mais fáceis de serem realizadas, pois são diversas informações administrativas e contábeis que precisam ser consideradas. Para manter a organização de todos os dados de um negócio, um método se torna imprescindível: o plano de contas.
Para que nenhuma informação seja desconsiderada ou perdida, é necessário ter um controle rigoroso para o acompanhamento de todas as entradas e saídas e das suas obrigações internas e externas, como o balanço patrimonial e as declarações ao fisco. Além disso, todos esses dados devem ser a sua base para tomadas de decisões e desenvolvimentos de estratégias que alavanquem a empresa.
Então, para manter a saúde financeira do seu negócio, é preciso entender do que se trata o plano de contas, os tipos que você pode utilizar e como estruturar um modelo que atenda à complexidade e necessidade do seu empreendimento.
Espero ter ajudado!
Bons estudos!