O Covid 19 é uma doença pandemica, ou seja, se espalhou para o mundo inteiro.
Como socialmente ela interfere nas relações entre nações e nas relações interpessoais das pessoas? Qual a relação do Covid e as mudanças de comportamento da sociedade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As relações entre alguns países, que antes era de companheirismo, acabou se tornando hostil, devido ao lugar de onde o vírus surgiu e a dificuldade em se adquirir as vacinas. Podemos citar o Brasil como exemplo, que tem com a Índia uma parceria comercial há mais de trinta anos, mas que se tornou um pouco tensa quando a Índia negou a exportação imediata de duas milhões de doses da vacina de Oxford e da AstraZeneca para o Brasil, frustrando planos do Ministério da Saúde. Contudo, a pandemia também gerou conflitos entre Estados Unidos e China, que também estão no centro das atenções, especialmente com incidentes como a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de congelar fundos para a Organização Mundial da Saúde (OMS) sob o argumento de que a instituição é "chinacêntrica".
Já nas relações interpessoais a pandemia teve um efeito mais direto, porque as pessoas não devem se abraçar, conversar de perto ou festejar com a família.
Como consequência, mudanças de hábitos e padrões de comportamento que vinham se desenhando ou mudando lentamente tiveram uma forte aceleração. A digitalização dos negócios e a intensificação do uso de canais digitais de interação com os consumidores são exemplos de tendências que já se manifestavam, mas apresentaram uma forte aceleração em questão de meses.