O cotidiano apresenta aquilo que existe, que está posto e que é possível e real. O assistente social que consegue compreender o cotidiano, suas relações e seu contexto, consegue descobrir estratégias para agir sobre ele. O cotidiano é o real, e o real traz consigo as possibilidades de transformação.
SIKORSKI, Daniela; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito. Questão Social na Contemporaneidade. Maringá: Unicesumar, 2016.
Leia as afirmações a seguir:
I. A compreensão do cotidiano não se reduz aos aspectos mais aparentes, triviais e rotineiros; se eles são parte da vida em sociedade, não a esgotam.
II. O cotidiano é expressão de um modo de vida, historicamente circunscrito, onde se verifica não só a reprodução de suas bases, mas onde são também gestados os fundamentos de uma prática inovadora.
III. A compreensão imediata e fragmentada do cotidiano permite ao assistente social estabelecer alternativas concretas de enfrentamento aos desdobramentos da questão social.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I, apenas.
Alternativa 3:
II, apenas.
Alternativa 4:
III, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Alternativa 1:
I e II, apenas. Conforme página 129 do livro.
Respondido por
1
Alternativa 1
Se o serviço social está relacionado à compreensão do cotidiano, está compreensão deve perpassar por analise do ambiente como um todo, não pode ser realizado por meio da compreensão imediata e fragmentada.
Como mostra nas opções, o cotidiano é uma expressão do modo de vida que pode ser representado nas transformações sociais e também nas permanências. Não é possível estabelecer alternativas concretas aos desdobramentos da questão social, por causa dessas mudanças que são inerentes ao cotidiano.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás