O CORTIÇO ( MATERIA CERTA É LITERATURA)
2) Não podemos ler um texto isolando-o do tempo em que foi produzido. O Cortiço foi escrito em 1890. Como você acha que foi a reação da sociedade da época diante de uma obra assim?
3) Aluísio de Azevedo, em “O Cortiço”, pinta um quadro da estalagem de João Romão. Você diria que esse quadro é triste ou alegre? Justifique sua resposta com base na obra:
4) Dentre as características gerais de “O Cortiço”, observa-se a revelação da miséria urbana, o enfoque nas classes marginais, o determinismo do meio e o domínio do coletivo sobre o individual. Escolha uma dessas características explicando-a dentro da obra e com base no naturalismo literário.
5) Comente a afirmação abaixo:
No cortiço, o cenário é descrito em toda sua sujeira, podridão e promiscuidade. O principal personagem do romance é o próprio cortiço que se estende até a pedreira, no fundo de sua área. Ele quem determina o comportamento dos indivíduos, que se moldam, agem e vivem em função das características do ambiente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Recomendo fazer a leitura do livro, é muito bom essa obra de Aluíso de Azevedo!!
Resposta: obs.: Sei somente a 2°
O Cortiço foi publicado em 1890, em meio à atividade febril de produção literária a que Aluísio Azevedo se viu obrigado, em seu projeto de profissionalizar-se como escritor. Teve de escrever muitos romances e contos para atender a pedidos de editores, que procuravam corresponder ao gosto do público leitor, um gosto marcado pelo pior tipo de romantismo. Por isso, produziu muita literatura inferior, baixamente romântica, estilisticamente descuidada. Mas O Cortiço tem situação inteiramente à parte nessa produção numerosa e quase toda sem importância, pois neste livro Aluísio pôs em prática os princípios naturalistas, em que acreditava, e toda a sua capacidade artística.