“O Cortiço” é um romance naturalista do poeta brasileiro Aluísio de Azevedo publicado em 1890. Essa obra apresenta a exploração e as péssimas condições dos moradores: * 1 ponto a) das estalagens e cortiços cariocas. b) dos cabarés e estalagens cariocas. c) dos prédios cariocas. d) das fazendas cariocas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. a) das estalagens e cortiços cariocas.
2. c) cortar todos os gastos.
Explicação:
1 - A obra retrata as péssimas condições das estalagens, bem como dos cortiços cariocas do final do século XIX.
2 - O protagonista, João Romão, segundo entendimento da obra, era avarento e estava cortando todos os gastos que podia e até mesmo aqueles que não podia. Isso é bem visto no trecho: “as suas galinhas produziam muito e ele não comia um ovo, do que no entanto gostava imenso; vendia-os todos e contentava-se com os restos da comida dos trabalhadores.”
Classroom
É correta a alternativa A, já que o romance aborda a vida da parte mais pobre da sociedade carioca do período (segunda metade do século XIX), que vivia, geralmente, em cortiços.
Como um exemplar da escola naturalista, no romance são muito comuns as cenas de violência, de rebaixamento do gênero humano e da exploração da "animalidade" dos homens. Com isto se rompia com a ideia de que a arte deve buscar sempre produzir a "beleza", e se tinha em mente a arte não só como uma forma de difundir ideias, mas também de analisar a condição humana.