O corpo humano tem a capacidade de se adaptar a diversas situações. Essas mudanças são fundamentais para que o organismo se mantenha sempre em equilíbrio. No âmbito dos exercícios físicos, é fundamental compreendermos os processos fisiológicos que o corpo sofre, pois, assim, podemos garantir a segurança, a saúde e adequar o treinamento conforme as especificidades de cada indivíduo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) As adaptações que o cliente apresentara quando jovem e que fez com que pudesse participar de uma maratona são adaptações crônicas. Essas mudanças ocorrem frente ao exercício físico sistematizado. A exposição repetida a um esforço físico faz com que o organismo se adapte. Com isso, no caso da corrida de longa distância, a continuidade dos treinamentos fez com que o cliente desenvolvesse um sistema cardiovascular mais eficiente, com o músculo cardíaco mais forte, maior volume sanguíneo. Também houve mudanças nas células dos músculos esqueléticos, como o aumento do número de vasos capilares, aumento do número de mitocôndrias. Assim, o corpo do cliente se tornou mais eficiente com o passar dos anos, garantindo que pudesse participar de uma maratona.
b) As mudanças que ocorrem com o exercício físico sistemático não são permanentes. Caso a sistematização seja interrompida, o corpo humano e adapta ao novo padrão de atividades exigidas diariamente. Como o cliente parou de praticar exercícios físicos, o corpo retornou ao estágio pré-treinado, garantindo a eficiência para esse padrão.
c) Quando o atleta é treinado há bastante tempo, ocorre o aumento de volume sanguíneo, o número de hemácias, o fortalecimento das contrações do coração e o aumento do número de mitocôndrias, garantindo que, a cada inspiração, o corpo consiga absorver maior quantidade de oxigênio. Como o cliente parou de treinar, sua capacidade de captar oxigênio diminuiu. Assim, após determinada intensidade do esforço físico, o corpo não consegue captar oxigênio suficiente, tendo que realizar uma frequência respiratória maior para sustentar uma atividade aeróbia. A hiperventilação pode estar relacionada ao fato do cliente não conseguir captar oxigênio suficiente para a atividade, passando esta a se tornar, então, anaeróbia, esgotando os substratos necessários rapidamente e produzindo bastante ácido lático, inviabilizando a continuidade da atividade física.
Explicação: