O corpo humano é composto por cerca de um trilhão de células as quais, diariamente, se dividem e substituem suas antecessoras danificadas ou envelhecidas. Este processo de divisão denomina-se ciclo celular e compreende uma série de eventos macromoleculares, com formação de duas novas células idênticas à célula que se dividiu. Todos os seguintes eventos pertencem tanto à meiose, quanto à mitose; exceto um deles, que pertence somente à meiose. Assinale a alternativa que corresponda a este evento. Escolha uma: a. Condensação dos cromossomos b. Formação das cromátides-irmãs c. Emparelhamento dos cromossomos homólogos d. Migração dos cromossomos para os polos e. Formação do fuso mitótico
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Somente na meiose ocorre o emparelhamento dos cromossomos homólogos, portanto, a alternativa correta é a letra C) Emparelhamento dos cromossomos homólogos.
Espero ter ajudado!
Resposta: "Emparelhamento dos cromossomos homólogos"
Explicação:
A diferença entre mitose e meiose está no fato de que, apesar de serem processos de divisão celular, elas geram um número diferente de células-filhas, as quais também possuem uma quantidade distinta de cromossomos.
Na mitose, as células-filhas apresentam a mesma quantidade de material genético que a célula-mãe, diferentemente da meiose. Na mitose, vemos ainda a formação de duas células-filhas; já na meiose, quatro. Além de todas essas diferenças, a mitose e a meiose diferenciam-se também no que diz respeito às etapas do processo de divisão e à função que elas desempenham no organismo.
- Paquiteno: formação da tétrade ou bivalente. O termo tétrade indica que os dois cromossomos homólogos emparelhados possuem quatro cromátides. Já o termo bivalente é usado em referência a dois cromossomos homólogos ou emparelhados. Nessa fase, verificam-se quebras nas cromátides seguidas por soldaduras, que muitas vezes ocorrem em posições diferentes das originais. Esse fenômeno é chamado de crossing-over.