O corpo humano contém mais de 600 músculos esqueléticos, que constituem de 40-50% do peso corporal total. O músculo esquelético pode ser dividido em classes principais com base nas características histoquímicas ou bioquímicas das fibras individuais.
ALMEIDA, F. N. Fisiologia geral e do movimento. Unicesumar: Maringá-PR, 2019.
1) Com base nessas informações acima e no livro da disciplina de Fisiologia Geral e do Movimento, preencha a tabela com as características dos três principais tipos de fibras musculares.
CARACTERÍSTICAS TIPOS DE FIBRAS
2) Ao assumir uma turma de natação em um clube de treinamento, o professor verificou após a aplicação de uma anamnese que haviam apenas nadadores do estilo Crawl, e que 80% dos nadadores realizavam a prova curta de 50 metros livre e 20% realizavam a maratona aquática de 10km. Para auxiliar o professor na prescrição do treinamento, utilize os seus conhecimentos adquiridos na disciplina, consultando o material didático e as aulas respondendo as seguintes questões.
A) Descreva o percentual de cada tipo de fibras musculares presente nos nadadores de cada uma das provas (50 metros livre e maratona aquática 10km).
B) Cite e descreva a (s) via (s) metabólica (s) predominantes para o fornecimento de energia durante cada uma das provas (50 metros livre e maratona aquática 10km).
C) Também foi observado pelo professor que um nadador possuía Diabetes Tipo 1. Com base nas características da doença, cite e justifique os cuidados necessários para a prescrição do treinamento para esse atleta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
músculo é o tecido responsável pelo movimento do animal, tanto em movimentos voluntários, com os quais interage com o meio ambiente, como movimentos dos seus órgãos internos, o coração ou o intestino.[1]
Músculos do peito, ombro e braço.
Assim, eles são responsáveis pelo posicionamento e movimentação do esqueleto e estão usualmente unidos aos ossos por tendões. A origem de um músculo é a sua extremidade mais próxima ao tronco ou ao osso estático. A inserção de um músculo é a porção mais distal ou móvel.
Nossos músculos possuem duas funções comuns: (1) gerar movimento e (2) gerar força. Mas também, além dessas, podem geram calor e contribuem significativamente para a homeostase da temperatura do corpo.
Os músculos esqueléticos são os únicos que se contraem em resposta a um sinal somático de um neurônio motor. Eles não podem iniciar a sua própria contração, nem sofrem influência diretas de hormônios para se contrair.
Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de sódio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma, assim estimulando a liberação do cálcio que esta armazenado no Retículos Sarcoplasmáticos ou RS presentes no sarcoplasma (citoplasma da célula muscular). Em termos científicos, as etapas são:
Despolarização do sarcolema;
estimulação do retículo sarcoplasmático;
ação do cálcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina (é a contração muscular).
Os músculos voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal.
O ser humano possui aproximadamente 512 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.
espero ter ajudado