O corpo humano apresenta um funcionamento muito eficiente capaz de se adaptar a diferentes situações, algumas de maneira mais rápidas e outras de maneira mais lenta. Porém, para se manter funcionando bem, ele tem um gasto energético, que pode variar de acordo com as atividades (duração, intensidade) realizadas durante o dia para cada pessoa, assim como a sua estrutura física. Os carboidratos, gorduras e proteínas são os representantes dos macronutrientes, elementos que entre outras funções são responsáveis por produzir a energia a ser utilizada pelo corpo (McARDLE; KATCH; KATCH, 2011). A adenosina trifosfato (ATP), é a única forma de energia reconhecida pelo nosso corpo. O nosso corpo utiliza vias energéticas para realizar o processo de ressíntese de ATP a partir de substratos energéticos, possibilitando a constante renovação dos estoques de ATP. ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Unicesumar: Maringá-PR, 2019. Analisando as informações apresentadas acima e os conhecimentos adquiridos na disciplina de Fisiologia Geral e do Movimento, cite e descreva as principais características das três vias utilizadas pelo nosso corpo para realizar a ressíntese de ATP. Orientações: - Elabore sua resposta em tópicos, pontuando de forma clara e objetiva cada uma das 3 vias e descreva suas principais características. Deixe visível quais são as - Utilize o livro da disciplina ou outros livros, ou artigos da internet para elaborar sua resposta. Lembre-se de referenciar o material que utilizar!! - Acesse o arquivo "Referências - ABNT" e "Citações - ABNT" na sala do café.
Soluções para a tarefa
1ª via: Sistema de ATP-CP (do fosfagênio) ou Anaeróbio Alático
Refere-se a uma das mais rápidas fontes de energia do ATP, essa fonte é utilizada pelo músculo pelo fato de não precisar de muitas reações químicas, nesse caso, o uso do músculo se dá, por ele possuir ATP armazenado em seus componentes.
2ª via: Glicólise Anaeróbica ou Sistema Anaeróbico Lático
Refere-se a ao sistema que produz ATP para as necessidades energéticas intermediárias de atividades que exigem muito esforço e alta intensidade mas que não ultrapassem dois minutos.
Não exige a necessidade da produção de oxigênio, utilizando assim carboidratos.
3ª via: Sistema Aeróbio ou Oxidativo
Refere-se a exercícios em que a intensidade diminui e a sua duração aumenta, nesse caso, ocorre uma menor necessidade da energia retirada dos fosfagênios intramusculares e da glicólise anaeróbica, sendo assim, a energia ATP é mais utilizada.
Espero ter ajudado!
Resposta:
1ª Via- O sistema ATP-CP, ou fosfagênio: representa a fonte de energia disponível mais rápida do ATP para ser usado pelo musculo, não depende de uma longa série de reações químicas, não depende do transporte do oxigênio que respiramos para os músculos que estão realizando trabalho, tanto ATP quanto CP estão armazenados diretamente dentro dos mecanismos contráteis dos músculos. Já para restaurarmos diretamente os estoques de fosfocreatina que foram utilizados devemos gastar ATP, porém isso só ocorrerá na fase de recuperação.
2ª via – A glicólise anaeróbia ou sistema do ácido lático: envolve a desintegração incompleta de uma das substâncias alimentares, o carboidrato, em ácido lático, que na ausência de oxigênio serão convertidos em duas moléculas de lactado. Pode ser utilizado dessa forma ou armazenado no fígado e nos músculos, como glicogênio. Sendo que o acumulo mais rápido e os níveis mais altos de ácido lático são alcançados durante um exercício que pode ser sustentado por 60 a 180 segundos.
3ª via – O sistema de oxigênio/ciclo de ácido cítrico: consiste no termino da oxidação dos carboidratos, envolve a oxidação dos ácidos graxos. Ambas as partes do sistema do oxigênio possuem o Ciclo de Krebs como sua via final de oxidação. A energia liberada pela desintegração das substâncias alimentares e quando o CP é desfeito, são utilizadas para refazer novamente a molécula de ATP.