História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente.

Podemos definir o coronelismo como:
a) Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
b) Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.
c) Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.
d) Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.
e) Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.

Soluções para a tarefa

Respondido por herberthhh
625
Sistema de poder baseado na posse de terras. Letra D
Respondido por ruancastro15
632

Olá ,

 sem dúvidas,  a história é uma das áreas de estudo mais importantes  pois com base na história podemos aprender sobre o passado para que o futuro seja moldado de uma forma mais inteligente .

O coronelismo foi uma parte muito interessante da história do país e o seu estudo específico é bem relevante para entender principalmente a formação da esfera político-social da época .

Lido o texto acima e analisando cada uma das assertivas propostas, pode-se concluir que a alternativa que mais se adéqua à essa questão é a alternativa D)

Bons estudos!


Perguntas interessantes