História, perguntado por quatroevinte38, 10 meses atrás

O coronelismo, fenômeno social e político típico da República Velha, embora suas raízes se encontrem no Império, foi decorrente da:
a) promulgação da Constituição Republicana que institui a centralização administrativa, favorecendo nos Estados as fraudes eleitorais.
b) supremacia política dos Estados da região sul - possuidores de maior poder econômico - cuja força advinha da maior participação popular nas eleições.
c) montagem de modernas instituições - autonomia estadual, voto universal - sobre estruturas arcaicas, baseadas na grande propriedade rural e nos interesses particulares.
d) instituição da Comissão Verificadora de Poderes que possuía autonomia para determinar quem deveria ser diplomado deputado - reconhecendo os vitoriosos nas eleições.
e) predominância do poder federal sobre o estadual, que possibilitava ao governo manipular a população local e garantir à oligarquia a elaboração das leis.
:

Soluções para a tarefa

Respondido por joaocorinthians35
91

Resposta:

letra C

Explicação:

O coronelismo nasceu de um anseio por descentralização do poder que remontava à época do Segundo Reinado – na qual o poder estava completamente centralizado, sem autonomia para as regiões, ou províncias. Mas também nasceu como proposta localista à forma de organização política republicana, que dependia das políticas que os líderes locais (chamados “coronéis”) passaram a fazer a partir do governo de Prudente de Moraes (1894).

Respondido por clendulasoaressousa
25

Resposta: bom pessoal A resposta está na foto como vocês veem a letra c a letra c é a resposta e para quem não é bom eu só tô falando isso a resposta para quem não não consegui ver na foto OK qualquer coisa comenta aí e tchau espero ter ajudado o

Explicação:

Anexos:
Perguntas interessantes