ENEM, perguntado por alinemartielly3942, 11 meses atrás

O coronelismo era fruto de alteração na relação de forças entre os proprietários rurais e o governo, e significava o fortalecimento do poder do Estado antes que o predomínio do coronel. Nessa concepção, o coronelismo é, então, um sistema político nacional, com base em barganhas entre o governo e os coronéis. O coronel tem o controle dos cargos públicos, desde o delegado de polícia ate a professora primária. O coronel hipoteca seu apoio ao governo, sobretudo na forma de voto.
(CARVALHO, J. M. Pontos e bordados: escritos de história política. Belo Horizonte: Editora UFMG. 1998 (adaptado)).

No contexto da Primeira República no Brasil, as relações políticas descritas baseavam-se na

a) coação das milícias locais.
b) estagnação da dinâmica urbana.
c) valorização do proselitismo partidário.
d) disseminação de práticas clientelistas.
e) centralização de decisões administrativas.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
449
O coronelismo exercido no período da Primeira República (1889-1930) era o resultado do poder econômico dos grandes proprietários rurais.

Sua efetivação, contudo, apresentava-se sobretudo no clientelismo, ou seja, na concessão de determinados favores pelo coronel, em troca do apoio proporcionado pelo “voto de cabresto”.
Respondido por EllenLib
9

No contexto da Primeira República no Brasil, as relações políticas descritas baseavam-se na disseminação de práticas clientelistas (Letra D).

O que foi o Coronelismo?

O coronelismo é como ficou denominado uma prática política muito comum que ocorreu durante a Primeira República no Brasil, também conhecida como República Velha.

Ficou conhecido como República Velha o período da história do Brasil que teve início em 1889 com a Proclamação da República, e teve fim com a deposição do presidente Washington Luís em 1930, que deu início a Revolução de 1930.

O coronelismo era fundamentado pelo domínio que os coronéis exerciam sobre seus subordinados. Durante esse período da história o voto era feito abertamente e deste modo os coronéis coagiam seus subordinados, que ameaçados com punições, votavam nos candidatos de sua escolha.

Possibilitando assim, a manutenção do poder nas mãos das oligarquias, esse processo era regido pelo clientelismo. Já que os coronéis, costumeiramente, garantiam o controle de votos em troca de algum favor.  

Saiba mais sobre a República Velha: https://brainly.com.br/tarefa/1636721

Anexos:
Perguntas interessantes