o coronelismo é um fenômeno político da história do brasil que foi particularmente atuante no período da primeira república (1889-1930). de maneira geral, pode-se definir o coronelismo como
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) uma troca de favores entre o poder público, que depende do voto de populações rurais, e os chefes locais, principalmente senhores de terra, que exercem o controle desse eleitorado.
Explicação:
(geekie)
O coronelismo é uma prática sociopolítica brasileira típica do início do século XX, no período chamado de República Velha (1889-1930), quando os chamados “coronéis” exerciam o poder local sobre as camadas inferiores da sociedade a fim de garantir votos em troca de favores das esferas políticas locais, estaduais e federais.
Pode-se definir o coronelismo como o controlador dos eleitores municipais.
Coronelismo
A prática do coronelismo, era utilizada para a perpetuação da política da República Oligárquica, onde a hegemonia dos poderes era de São Paulo e Minas Gerais, e essa garantiam favores para as outras oligarquias.
Para garantir o poder regional das oligarquias, alguém precisava fazer a manutenção do poder municipal, e esse era o papel do coronelismo. O coronel controlava o eleitorado local por meio de dívidas que os cidadãos possuíam com os grandes latifundiários.
Desse modo era mantido, a casta da sociedade da Primeira República e mantinha os padrões excludentes e antidemocráticos que existiam no império.
Saiba mais sobre "Coronelismo" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39468325
#SPJ2