O coronelismo é sobretudo um compromisso, umatroca de proveitos entre o poder público, progressivamentefortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais,notadamente dos senhores de terras.Victor Nunes Leal, Coronelismo, enxada e voto: o município e oregime representativo no Brasil. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978, p. 20.De acordo com essa reflexão de Victor Nunes Leal, oconceito de coronelismo refere-se aI um sistema político comandado pela Guarda Nacionalbrasileira.II um sistema político com uma rede de relações entrechefes políticos municipais e o presidente da República,envolvendo compromissos recíprocos.III um sistema político nacional baseado em barganhasentre os titulares do poder local (os coronéis) e osdiferentes níveis de governo.IV uma realidade local de estruturas oligárquicas epersonalizadas de poder.Estão certos apenas os itensA I e II.B I e III.C II e III.D II e IV.E III e IV
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O coronelismo foi um sistema político comandado pelos coronéis, ou seja, homens com grande influência econômica nas regiões. Isso porque eles usavam sua influência para fazer com que determinados candidatos fossem eleitos, controlando o sistema eleitoral.
Assim, os chefes políticos mantinham relações de poder entre si, manipulando resultados eleitorais, especialmente nos estados de Minas Gerais e São Paulo.
A alternativa correta é a C – os itens II e III estão corretos.
Perguntas interessantes