o coronelismo e o voto de cabresto fazem parte de uma persersa engrenagem que compunha a política dos governadores. Nesse sentido, esplique de forma essas praticas ( coronelismo e o voto de cabesto) contribuiam para o funcionamento da política dos governadores?
Soluções para a tarefa
Durante o governo do paulista Campos Salles o poder federal uniu-se as oligarquias estaduais concentrada nas mãos dos latifundiários. o intuito era estabelecer uma relação amistosa entre as partes.
dessa forma a troca de valores era clara: o governo federal concedia poder e liberdade política e ainda benefícios econômicos para as oligarquias estaduais.
Em troca favorecia a escolha dos candidatos por meio do voto aberto, comandadas e manipuladas pelos coronéis, os quais representavam as forças locais.
esse movimento ficou conhecido como Coronelismo, em que eles partilhavam a metodologia do voto cabresto ( voto aberto). isso viabilizou a corrupção desde fraudes eleitorais e compra de votos. ademais, o aumento da violência por meio da dominação dos coronéis nos denominados "currais eleitorais".
isso reforçava a política dos governadores diante da triagem feito pelos coronéis apoiados e confiantes do poder federal.