Sociologia, perguntado por wendelsouza151, 9 meses atrás

O coronel, antes de ser um líder político, é um líder econômico, não necessariamente, como se diz sempre, o fazendeiro que manda nos seus agregados, empregados ou dependentes. O vínculo não obedece a linhas tão simples, que se traduziriam no mero prolongamento do poder privado na ordem pública. Segundo esse esquema, o homem rico – o rico por excelência, na sociedade agrária, o fazendeiro, dono da terra – exerce poder político, num mecanismo em que o governo será o reflexo do patrimônio pessoal.” (FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder: formação do patronato político brasileiro. Vol. 2, SP: Globo, 2000, p. 242). Com base no texto de Faoro assinale a alternativa que corresponde aos fenômenos políticos referenciados acima. *

Imagem sem legenda

A) Relaciona-se ao clientelismo e ao patrimonialismo, fenômeno que perpassa toda a história política do Brasil, que indica um tipo de relação entre atores políticos e sociais envolvendo a concessão de benefícios públicos em troca de apoio político, sobretudo na forma de voto.

B) Relaciona-se ao mandonismo, característica da política do Estado Moderno, que se refere à existência de estruturas oligárquicas e personalizadas de poder.

C) Trata-se de um regime totalitário, em que há a contratação de parentes em cargos públicos.

D) Relaciona-se a monarquia, fenômeno típico de uma única pessoa no poder, que governa para outros coronéis.

E) Relaciona-se ao patrimonialismo, fenômeno que ocorreu no Brasil no período colonial que se amplia nos municípios com o uso indevido do poder público para fins particulares.


awella: q coincidência, tbm tô querendo saber essa

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
3

A alternativa A está correta.

A família de tipo patriarcal é um exemplo deste fato.

O homem cordial foi um termo refletido por Sérgio Buarque de Holanda para explicar o indivíduo que se adequou as fórmulas do sistema.

Aquele homem que morava no campo, precisou converter sua vida para as mudanças e se adaptar, por isso, o "homem cordial" não tem haver necessariamente com a cordialidade, porém, atrapalha a democracia pois um de nossos deveres é não concordar com todas as imposições do estado, devemos recorrer nossos direitos e buscar melhores condições de vida todos os dias.

Perguntas interessantes