O Coronavirus é uma doença respiratória
que se pode espalhar de pessoa para pessoa. O vírus que causa COVID-19 é um novo coronavírus que foi identificado pela primeira vez durante
uma investigação sobre um surto em Wuhan, China.
Soluções para a tarefa
Os coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o doente. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e também bastante preocupação.
Vale salientar que os coronavírus são vírus zoonóticos, ou seja, podem ser transmitidos entre o ser humano e outros animais. Porém, isso não ocorre com todos os coronavírus, sendo conhecidos alguns tipos que circulam apenas entre os animais.
Coronavírus é uma família de vírus que apresenta tipos capazes de desencadear infecções respiratórias graves.
→ Sintomas de doenças causadas pelos coronavírus
Tosse;
Dificuldade respiratória;
Falta de ar;
Febre.
Em casos de síndromes respiratórias mais graves, podem ocorrer insuficiência renal e até mesmo morte.
→ Prevenção do coronavírus
Para se prevenir de doenças causadas por coronavírus, as principais medidas são:
Evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias;
Lavar bem as mãos;
Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres;
Evitar contato com animais doentes;
Cozinhar bem ovos e carne.
Leia também: Quarentena - entenda a medida usada para tentar controlar os casos de coronavírus
A primeira morte ocorrida em decorrência desse novo vírus aconteceu no dia 11 de janeiro de 2020.
Até o dia 31 de março de 2020, foram registrados pela OMS 44.494 mil mortes decorrentes da doença e 846.576 mil casos confirmados. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 31 de março, 5.717 casos foram confirmados pelo Ministério da Saúde e 201 mortes ocorreram no país até a data. No mundo, a letalidade do vírus é de cerca de 4,7%.
Inicialmente, acreditou-se que a doença era transmitida apenas de animais para humanos. Entretanto, após o aumento do número de casos, descobriu-se que a transmissão poderia ocorrer também de uma pessoa para outra. Os sintomas da infecção causada pelo novo coronavírus são: febre, dificuldade respiratória, tosse e falta de ar. Os casos mais graves podem evoluir para insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave. Vale destacar que, de acordo com uma pesquisa realizada na China, os principais fatores de risco para a morte por COVID-19 são a idade avançada e problemas de coagulação.
A recomendação para se prevenir da doença é lavar as mãos regularmente, fazer a higienização das mãos utilizando álcool em gel e evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Recomenda-se também evitar contato próximo com pessoas com sintomas de doenças respiratórias. As máscaras só são recomendadas para pessoas com sintomas respiratórios, como tosse e dificuldade respiratória, e para profissionais de saúde que cuidarão de pessoas com esses sintomas. Caso não tenha nenhum sintoma respiratório, o uso da máscara não é necessário.
✯espero ter ajudado✯