História, perguntado por robertageovana14, 8 meses atrás

O Cordão da Bola Preta é um dos exemplos dos diversos cordões e bailes de Carnaval do Rio de Janeiro. Durante a Primeira República, tais manifestações culturais eram

A
financiadas pelo governo carioca, que via nos cordões e bailes de Carnaval um a oportunidade de lucro.

B
esvaziadas, uma vez que os governos deste período proibiam quaisquer manifestações públicas.

C
rechaçadas pelas elites, que participavam das festas de Carnaval à moda europeia, devido à sua raiz popular.

D
altamente populares, contando com a participação de pessoas de todas as classes sociais do Rio de Janeiro.

E
limitadas quase que exclusivamente às elites cariocas, que viam os bailes e cordões como uma forma de diferenciação social.

Soluções para a tarefa

Respondido por MiguelDiasvp
4

Resposta:

item D)altamente populares, contando com a participação de pessoas de todas as classes sociais do Rio de Janeiro.

Explicação:

As comemorações carnavalescas remontam aos tempos coloniais, mas somente em 1855 se registrou uma rua enfeitada para a passagem de um cortejo carnavalesco. Era o chamado desfile das Grandes. Sociedades, um carnaval voltado para as elites, prática que se manteve mesmo com a transição para a República.

Os trabalhadores brincavam o Carnaval em blocos improvisados, cordões e ranchos.

Assim como outras práticas influenciadas pelas tradições afro-brasileiras, foram tratados de forma pejorativa. Segundo as elites brasileiras, que consideravam aquilo uma imensa desordem visual e rítmica, os cordões e os blocos não se enquadraram  no padrão europeu que se tentava adotar naquela época.

(As frases sublinhadas confirmam que não era limitada só para as elites e que não era a à moda europeia. (Sendo apresentado pelo item E e C.))


MiguelDiasvp: Estava vendo melhor aq e vi que era a Letra C. Desculpe pelo erro, porém me confundi pois teoricamente a D também faz sentido e de certa forma não estar totalmente errada, ai acabei me confundindo. (sei q é a letra C por causa do gabarito, então pode confiar)

C) rechaçadas pelas elites, que participavam das festas de Carnaval à moda europeia, devido à sua raiz popular.
MiguelDiasvp: Explicação: Devido às suas origens populares, os blocos e cordões de Carnaval eram vistos de forma negativa pelas elites nacionais, que queria um afastamento de tais manifestações, uma vez que ambos os festejos se distanciavam dos moldes europeus.
Perguntas interessantes