O coração é constituído por três camadas chamadas paredes ou túnicas: a interna (ou endocárdio), a média (ou miocárdio) e a externa (ou pericárdio), sendo cada que cada uma destas apresenta características e composições variáveis e específicas.
BARBOSA, C. P. Anatomia Humana. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020 (adaptado).
Visando o correto entendimento de tais características variáveis e específicas, associe as duas colunas, relacionando a descrição apresentada com a túnica correspondente.
(1) Túnica interna (endocárdio). ( ) camada mais espessa, pois é formada de tecido muscular estriado cardíaco.
(2) Túnica média (miocárdio). ( ) constituída por lâminas ou folhetos chamados de pericárdio fibroso e pericárdio seroso.
(3) Túnica externa (pericárdio). ( ) camada impermeável ao sangue e que forra a superfície interna das cavidades do coração.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
(1), (3), (2).
Alternativa 2:
(2), (1), (3).
Alternativa 3:
(2), (3), (1).
Alternativa 4:
(3), (1), (2).
Alternativa 5:
(3), (2), (1).
Soluções para a tarefa
O coração é constituído por três camadas, associando as duas colunas com a descrição apresentada com a túnica correspondente é: Alternativa 5
(2) Túnica média (miocárdio): camada mais espessa, pois é formada de tecido muscular estriado cardíaco.
(3) Túnica externa (pericárdio): constituída por lâminas ou folhetos chamados de pericárdio fibroso e pericárdio seroso.
(1) Túnica interna (endocárdio): camada impermeável ao sangue e que forra a superfície interna das cavidades do coração.
O coração é o principal órgão do sistema circulatório. Nos animais vertebrados, incluindo humanos e mamíferos em geral, é um órgão muscular oco, com paredes espessas e contráteis, que funciona como uma bomba de aspiração e impulsivo dirigindo sangue pelas artérias para distribuir por todo o corpo.
É localizado na região central do tórax, no mediastino médio e inferior, entre os dois pulmões. Tem a forma de uma pirâmide inclinada, a parte pontiaguda da pirâmide é inclinada para a esquerda e para baixo, enquanto a base olha para cima e é a área onde surgem os grandes vasos sanguíneos que transportam sangue para fora do órgão.