História, perguntado por serginhonsv, 8 meses atrás

O convênio de Taubaté, (1906), que consistia numa política de “valorização” da economia nacional, caracterizou-se por: *
A) ser um programa de diversificação da agricultura.
B) uma intervenção do governo no mercado cafeicultor, comprando o excedente do café, a fim de restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a procura.
C) levar o governo a comprar o excedente do café, com as divisas provenientes das exportações.
D) incentivar a policultura para atender aos interesses dos pequenos proprietários.
E) estimular a produção cafeeira no Vale do Paraíba e no sul de Minas Gerais.

Soluções para a tarefa

Respondido por silvanafarias6080
3

Resposta:

Resposta: B

Explicação:

Resolução

O Convênio de Taubaté foi firmado entre os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro -- os três maiores produtores de café na época. O café -- principal produto das exportações brasileiras -- atravessava uma crise de superprodução que levaria à depreciação dos preços no mercado internacional. Pressionados pelos cafeicultores, os governos estaduais comprometeram-se a adquirir os excedentes da produção. Essas compras seriam financiadas por meio de empréstimos externos e os estoques resultantes seriam vendidos no caso de falta do produto no mercado. O Convênio de Taubaté constituiu o marco inicial da "Política de Valorização do Café", que produziu a "privatização dos lucros e a socialização das perdas", segundo Celso Furtado.

Perguntas interessantes