O controle do ritmo dos movimentos respiratórios é exercido involuntariamente pelo bulbo (Sistema Nervoso Central – SNC), sob influência da variação da concentração de CO2 e O2 no sangue. Explique o que ocorreria em relação ao controle da respiração quando uma pessoa está em atividade muscular intensa e em um local de grande altitude.
Soluções para a tarefa
O ritmo respiratório, sob essas circunstâncias, tende a aumentar juntamente com a frequência cardíaca.
Explicação
A atividade muscular intensa exige uma maior oxigenação das células musculares, portanto o ritmo respiratório aumenta pois as trocas gasosas devem ser feitas mais rapidamente para suprir a alta demanda de oxigênio das células do músculo.
Já a alta altitude caracteriza uma maior dificuldade de respirar para quem não está acostumado, uma vez que em altas altitudes a pressão atmosférica é menor e os gases estão mais dispersos. Com a respiração normal, um indivíduo não consegue obter a mesma quantidade de oxigênio em uma praia, no nível do mar, e depois em uma montanha, em uma altitude muito mais alta. Sendo assim a frequência respiratória também tende a aumentar, para suprir a quantidade de oxigênio ao qual o indivíduo estava acostumado.
Locais de grande altitude apresentam um ar bastante rarefeito, o que dificultaria a inspiração, e somados à uma atividade muscular intensa, resultaria em grandes dificuldades de absorver o ar do ambiente.
O controle do ritmo dos movimentos respiratórios, de fato, ocorre mediante forma inconsciente, pelo bulbo no SNC. As situações apresentadas são extremamente complexas para a fisiologia de uma pessoa normal.
Para atletas, ainda seria necessário um período de adaptação, a fim de gerar mecanismos que aumentassem o fluxo respiratório, como a expansão da capacidade respiratória.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/29130083