História, perguntado por Jwendel, 1 ano atrás

o controle do ouro (resumo)

Soluções para a tarefa

Respondido por Regina1301
60
O controle do ouro

Iniciada a mineração, o rei de Portugal criou, em 1702, a Intendência das minas, orgão encarregado de controlar a exploração do ouro, cobrar impostos e julgar crimes praticados na região.
A partir de então, quando o minerador descobria uma mina, era obrigada por lei informar ao intemdente. Este mandava dividir a mina em lotes auríferos chamados datas. O descobridor tinha direito a escolher duas datas; a seguinte era reservada ao rei. As outras eram distribuidas entre os mineradores; as maioers iam para quem tivesse mais escravos.
Ao mesmo tempo em que incentivava a extração do ouro, a Intêndecia criava e cobrava pesados impostos; impostos sobre homens livres e escravizados, sobre tecidos, ferramentas, gêneros agrícolas e, é claro, sobre o ouro. O mais importante deles era o quinto (20% de todo o ouro extraído).




Jwendel: vlw
Respondido por thaynnaba
5

O controle do ouro pode ser tida como uma política adotada por Portugal para controlar o comércio de ouro no Brasil.

Isso porque a mineração teve inicio ainda no começo do século 18 tendo em vista a descoberta das minas de ouro na região de Minas Gerais, sendo necessária um política que controlava o comércio do ouro e a taxação dos impostos.

Assim, foi criada da intendência das minas que era responsável exatamente por controlar a exploração do ouro.

Logo, toda vez que uma mina era descoberta, a intendência ia lá fiscalizar o ouro que era retirado para cobrar os impostos correspondentes e impedir o tráfico.

você pode ler mais: https://brainly.com.br/tarefa/838346

espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes