Biologia, perguntado por GabiLino148, 5 meses atrás

O controle da pressão arterial envolve diferentes mecanismos de ação. André foi medicado para controlar a hipertensão arterial e pediu para que seu médico explicasse onde seu medicamento estaria agindo. Quando o médico disse que seria em um sistema que envolvia ação hormonal de diferentes órgãos, André se espantou, achando que seria uma atuação direta no sistema cardiovascular. Sendo a renina um hormônio que altera a pressão arterial mas não atua diretamente nos rins nem diretamente no coração, analise quais das cinco proposições enumeradas a seguir caracterizam a ação do sistema renina-angiotensina-aldosterona:

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaracassaniga
2

Através do complemento das afirmativas do enunciado abaixo, julgamos sobre a alteração da pressão arterial no sistema renina-angiotensina-aldosterona que:

  • As afirmativas I, II e III estão corretas.

Aumento da pressão arterial

Podemos considerar que o processo de aumento da pressão arterial pode ocorrer por:

  • Estímulo decorrente da liberação da aldosterona, que só iniciará a partir da liberação da renina que faz a angiotensina I ser metabolizada e liberada dentro dos pulmões
  • Ocorre a origem de angiotensina II esta que faz com que as pressões sanguíneas se elevem através do estímulo das adrenais para fornecerem aldosterona

O sistema renina-angiotensina será imediatamente ativado sempre que houver alterações na pressão sanguínea (por perda de volume sanguíneo ou pelo processo de qualquer doença cardíaca através da diminuição do débito deste coração)

Vale ressaltar que os rins, um órgão crucial, apresenta funções como:

  • Controle de pressão arterial
  • Controle da volemia
  • Liberação de substâncias (excreção da ureia)

Logo podemos considerar que as afirmativas I, II e III estão corretas.

Complemento do enunciado:

É correto o que se afirma em:
I- Aumenta a pressão arterial e estimula a secreção de um hormônio produzido na glândula adrenal, chamado aldosterona.

II- Quando a sinalização para liberação de aldosterona inicia-se no plasma, a renina plasmática sinaliza que existe a necessidade de liberar a angiotensina I a partir do angiotensinogênio, formando a angiotensina II.

III- A angiotensina II aumenta a pressão sanguínea e a secreção de aldosterona pela glândula adrenal.

IV- A aldosterona estimula a secreção de sódio pelos rins. O excesso de sódio é um estimulo para liberar renina, que acelera a secreção de aldosterona, hormônio que estimula a excreção de sódio.

V- Inversamente, a deficiência de sódio no sangue aumenta a secreção de renina, que estimula a produção de aldosterona, o que diminui a excreção de sódio pela urina.


Entenda mais sobre sistema renina-angiotensina-aldosterona aqui:

brainly.com.br/tarefa/3158181

#SPJ4


Respondido por alyfercorrea16
0

Resposta: I, II e III estão corretas.

Explicação: corrigido pelo AVA

Perguntas interessantes