O controle da expressão gênica é caracterizado por uma série de fenômenos envolvendo os ácidos nucleicos e inúmeras proteínas celulares que visam a regulação dos processos envolvidos na expressão dos genes, determinando quais, quando, como e em que quantidade os genes serão expressos. Há diversos pontos ou níveis de controle desse processo. Marque a alternativa que contenha exemplos destes pontos ou níveis de controle em eucariotos. Início da mitose e modificações da cromatina. Início da meiose e modificações da cromatina. Ativação da transcrição e modificações pós-transcricionais. Ativação da transcrição e modificações na replicação de DNA (mais precisamente no momento da ligação do primer às fitas). Ativação da transcrição e modificações antes do início da transcrição.
Soluções para a tarefa
Com relação a regulação da expressão gênica, os níveis de controle podem ser a ativação da transcrição e modificações pós-transcricionais.
Vamos entender melhor.
Regulação da expressão gênica
A regulação da expressão gênica é um mecanismo adotado pelo organismo para evitar o gasto desnecessário de energia pela célula ao expressar genes que não serão funcionais a sua função.
Alguns dos mecanismos de regulação da expressão gênica podem ser:
Acetilação de histonas
Na forma de heterocromatina, o DNA fica bastante condensado e isso leva a ocultação de determinados genes, que assim, não conseguem ser transcritos.
Metilação do DNA
Grupamentos metil são adicionados à fita do DNA, mais precisamente a região do primer. Isso irá impedir que a DNA polimerase transcreva a fita de RNAm e consequente a síntese proteica.
Splicing alternativo
Esse processo é responsável por gerar isoformas de uma proteína através da realocação dos éxons do RNA, após a transcrição. Isso estará influenciando na regulação da expressão dos genes.
Aprenda mais sobre Regulação da Expressão Gênica em: brainly.com.br/tarefa/23434790
#SPJ1