História, perguntado por schwabcas, 3 meses atrás

O contratualismo surge ao se observar uma necessidade de explicar a organização em sociedade (a qual é regida por leis criadas pelo Estado). Os filósofos contratualistas compreendiam que o Estado e o homem realizaram uma “espécie de acordo” (contrato) para garantir a sobrevivência. A respeito do contratualismo e o contrato social, assinale a alternativa INCORRETA. a. No entendimento de Rousseau, o que corrompe e aliena o homem é a propriedade privada e a vida em sociedade, que, face à hipocrisia e às aparências, vive preso. b. Para Hobbes, o poder do monarca deveria ser absoluto, a fim de garantir a instabilidade ou a possibilidade de conflitos entre membros do corpo político, denominado por ele como o Leviatã. c. John Locke é considerado o pai do liberalismo (visão contrária à Teologia). De acordo com seu pensamento, a sociedade política seria uma invenção e criação humana, o autor compreende que não há liberdade onde não há lei. d. Thomas Hobbes é considerado o pioneiro do contratualismo, pois é ele que formula a tese sobre o contrato social. e. Jean-Jacques Rousseau traz uma alternativa ao absolutismo político de Hobbes, Rousseau contradiz a teoria de Hobbes, afirmando que o homem, no estado de natureza, não é um lobo para o homem, mas, ao contrário, despojado das características da sociedade civil, é bom por natureza.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
12

Hobbes defende a tese de que um monarca dotado de poder absoluto seria capaz de usar a violência para impedir que os súditos violassem os direitos uns dos outros, garantindo assim a estabilidade política (de que não houvesse um golpe) e impedir totalmente os conflitos civis. É correta a alternativa B.

Qual é o contexto histórico das obras de Hobbes?

Hobbes viveu durante a Guerra Civil Inglesa, período marcado pela instabilidade política e pela matança entre diferentes setores da sociedade inglesa, o que nos ajuda a compreender a sua preocupação com a questão da estabilidade política e da sua opção pela defesa teórica de um governo totalmente absolutista.

Respondido por emanuelnunes90
0

Resposta: Letra B

Explicação: Conferido pelo AVA.

Perguntas interessantes