O conto ficcional tem a presença do enredo, personagens, cenário, clímax, conflito e desfecho. O primeiro conflito é o fato de que o enlace apaixonado de Rangi e Papa não permitia à luz penetrar em seus corpos, onde ficavam os filhos, obrigando todos a viverem no escuro. Ao resolver solucionar o problema, qual dos personagens teve a atitude mais adequada, considerando o nosso Código Penal Brasileiro (De acordo com o Código Penal Brasileiro, provocar um homicídio é crime com pena privativa de liberdade.)? Justifique sua resposta.
( ) Tumatauenga
( ) Tane
Justifique:
Soluções para a tarefa
Resposta:que é exposto e desenvolvido o conflito (o problema ou o motivo das ações); clímax, o momento em que o conflito é resolvido ou não; desfecho ou conclusão, em que é mostrado o que aconteceu depois do conflito e se volta à situação de equilíbrio inicial.
FONTE: Editora Callis
FONTE: Editora Pocket Ouro
FONTE: Companhia das Letrinhas
Fim do complemento.
9. Nos contos, a narração pode ser feita em 1ª pessoa ou em 3ª pessoa, como nos demais gêneros narrativos ficcionais.
a. Qual é o ponto de vista narrativo adotado no conto "Nós choramos pelo Cão Tinhoso"?
Resposta: O ponto de vista adotado é o de 1ª pessoa.
b. O narrador, no momento em que narra, é adolescente ou adulto? Justifique com elementos do texto.
Resposta: Não há elementos que possam comprovar seguramente, mas provavelmente é adulto, especialmente por causa da expressão "Foi no tempo", que remete a um passado distante.
c. O olhar ou a perspectiva do narrador é de um adolescente ou de um adulto? Justifique sua resposta.
Resposta: A perspectiva é de um adolescente, Jacó. Isso porque o narrador procura se situar no momento em que ocorreu o evento e retratar o modo como ele e os colegas se sentiram então, anos atrás. Por exemplo, quando se refere ao "nervoso miudinho dos rapazes, os "olhos molhados" das meninas ou o trecho "ninguém lia o texto do Cão Tinhoso sem ter medo de chegar ao fim. Ninguém admitia isso, eu sei, ninguém nunca disse, mas bastava estar atento à voz de quem lia e aos olhos de quem escutava".
10. No conto, o tempo e o espaço podem ser mais amplos do que na crônica (em que geralmente os fatos ocorrem durante alguns minutos e em espaço restrito). Além disso, normalmente as personagens do conto costumam ter mais profundidade psicológica do que na crônica.
a. O tempo e o espaço no conto "Nós choramos pelo Cão Tinhoso" são amplos ou reduzidos? Justifique sua resposta com elementos do texto.
Resposta: O tempo e o espaço são reduzidos, pois a ação ocorre no espaço de uma sala de aula e no tempo de uma aula. Professor: Reforce que tempo e espaço muito reduzidos não são a regra.
b. Há aprofundamento psicológico das personagens? Se sim, justifique sua resposta.
Resposta: Sim; as ações ocorrem mais no plano interior das personagens do que no espaço externo. O narrador é a personagem com maior profundidade psicológica no conto, já que ele vivia o desafio de ter de fazer a melhor leitura, ler a parte mais importante do texto e, ao mesmo tempo, se esforçar para não chorar. Comprovam esse fato suas repetidas tentativas de fuga do texto, olhando as nuvens, e a pergunta que dirige à professora, sugerindo interrupção da leitura, ao perguntar se já não era hora da saída.
HORA DE ESCREVER
Como você sabe, no final da unidade será organizada uma antologia de contos, minicontos e contos fantásticos multimodais.
Seguem duas propostas de produção de contos, a serem desenvolvidas conforme a orientação do professor. O(s) conto(s) que você criará poderá(ão) ser escolhido(s) para integrar a antologia.
Atenção professor: Os alunos poderão desenvolver uma ou duas das propostas ou até as três, dependendo do número de aulas previstas em seu planejamento para o estudo do gênero. Fim da observação.
1. Recontando. Reconte o conto "Nós matamos o Cão Tinhoso", de Luís B. Honwana, a partir de uma destas sugestões:
- Utilizando as informações sobre o conto apresentadas neste capítulo, acrescente outras personagens e outros fatos aos da história.
- Leia o conto integral, disponível na Internet, e, depois, conte a história. Não copie partes do texto e conte a história toda, mas de forma resumida, em um texto que tenha de 30 a 40 linhas.
36
2. Explorando pontos de vista. Dependendo da ótica pela qual uma história é contada, ela pode passar a ser outra. Escolha uma destas sugestões:
- Conte o conto "Nós matamos o Cão Tinhoso" pela perspectiva do cão.
- Conte o conto "Nós choramos pelo Cão Tinhoso" pela perspectiva da professora.
3. Passando a bola. O texto a seguir é a introdução de um conto do escritor moçambicano Mia Couto. Leia-o e dê continuidade à narrativa, apresentando um conflito, desenvolvendo-o, levando as ações ao clímax e criando um desfecho. Crie fatos e personagens.
O dia em que explodiu Mabata-bata
De repente, o boi explodiu. Rebentou sem um múúú. No capim em volta choveram pedaços e fatias, grãos e folhas de boi. A carne eram já borboletas vermelhas. Os ossos eram moedas espalhadas. Os chifres ficaram num qualquer ramo, balouçando a imitar a vida, no invisível do ve
Explicação: bom eu acho que é isso . Bjs e um Bom estudo ♡♡