O continente já experimentou, nos últimos anos, uma sucessão de acontecimentos radicais: chuvas torrenciais na Venezuela, inundações nos pampas argentinos, secas na Amazônia, tempestades de granizo na Bolívia e uma temporada recorde de furacões no Caribe. Ao mesmo tempo, as chuvas diminuem no Chile, no sul do Peru e no sudoeste da Argentina. Com a elevação de temperaturas já registrada (+1°C na América Central e na América do Sul em um século, ante a média mundial de +0,74°C), os glaciares andinos estão retrocedendo. A disponibilidade de água destinada ao consumo e à geração de eletricidade já está comprometida, principalmente em regiões de baixa latitude, e o problema se agravará no futuro, tornando-se crônico caso medidas não sejam tomadas, afirma o relatório do IPCC Gt2 para a América Latina. (Fonte: MARENGO, José Antônio. Água e mudanças climáticas. Disponível em: . Acesso em: 8 mai. 2015).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As mudanças climáticas deverão elevar a temperatura média do planeta, afetando o regime de chuvas, tendo como consequência alteração nos índices de evaporação e de umidade relativa do ar.
Porque
II. A demanda por água tende a aumentar enquanto a disponibilidade hídrica tende a diminuir, principalmente nas regiões de baixas latitudes, como é caso do semiárido brasileiro.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
D) as ASSERÇOES I e II são proposições verdadeiras e II é uma consequência da I.
Perguntas interessantes