Geografia, perguntado por paulodabaixajunior11, 9 meses atrás

O continente africano há muito tempo desafia os geólogos porque toda a sua metade meridional, a que fica ao sul,
ergue-se a mais de 1.000 m sobre o nível do mar. [...] Uma equipe de pesquisadores apresentou uma solução desse desafio sugerindo a
existência de um esguicho de lava subterrânea empurrando o planalto africano de baixo para cima. Considerando a formação do relevo terrestre, é correto afirmar, com base no texto, que a solução proposta é:
a) improvável, porque as formas do relevo terrestre não se modificam há milhões de anos.
b) pouco fundamentada, pois as forças externas, como as chuvas e o vento, são as principais responsáveis pelas formas de relevo.
c) plausível, pois as formas do relevo resultam da ação de forças internas e externas, sendo importante avaliar os movimentos mais profundos no
interior da Terra.
d) plausível, pois a mesma justificativa foi comprovada nas demais regiões da África.
e) injustificável, porque os movimentos mais profundos no interior da Terra não interferem no acidentes geográficos que aparecem na sua
superfície.

Soluções para a tarefa

Respondido por niggas2
2

Resposta:

c) plausível, pois as formas do relevo resultam da ação de forças internas e externas, sendo importante avaliar os movimentos mais profundos no interior da Terra.

Os registros de terremotos, ao longo dos anos, indicam que o magma surge no meio ("miolo") do planeta da Terra e "caminha" aproximadamente dois mil quilômetros até atingir a base do continente, resultando em alterações do solo.

Essa ação acontece há milhões de anos, e a tendência é que continue ocorrendo por muito mais tempo. Essa é uma força muito importante e explica a relação entre os movimentos no interior do planeta e os acidentes geográficos que surgem na superfície.

A sugestão dos pesquisadores é compreensível, pois um esguicho de lava pode resultar em relevos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes