História, perguntado por Donofre, 9 meses atrás

O continente africano foi colônia de potências europeias até a segunda metade do século XX. Sua independência se deu pela ocorrência da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na Europa entre 1939 e 1945. Um acontecimento que envolveu muitos países, dentre eles nações europeias que detinham territórios de exploração no continente africano.FREITAS, Eduardo de. "Descolonização da África"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 25 de agosto de 2018.Sobre o processo de independência afro-asiático, ocorrido na segunda metade do século XX, é correto afirmar que: *
1 ponto
A) as antigas fronteiras étnicas do continente africano foram retomadas pós emancipação.
B) a participação de grupos nacionalistas locais foi de baixa aderência em todo o processo.
C) foi impulsionado pela Guerra Fria, onde EUA e URSS buscaram novas zonas de influência.
D) os movimentos nacionalistas africanos negaram suas raízes culturais, religiosas e étnicas.
E) a URSS não conseguiu financiar diversos grupos anti-imperialistas como os Estados Unidos

Soluções para a tarefa

Respondido por Galinhamatadora
10

Resposta:

O continente africano foi colônia de potências europeias até a segunda metade do século XX. Sua independência se deu pela ocorrência da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na Europa entre 1939 e 1945. Um acontecimento que envolveu muitos países, dentre eles nações europeias que detinham territórios de exploração no continente africano.

Após o conflito, a Europa ficou bastante debilitada no âmbito político e econômico. O enfraquecimento das nações fez ressurgir movimentos de luta pela independência em todas as colônias africanas. No decorrer da década de 1960, os protestos se multiplicaram e muitos países europeus concederam pacificamente independência às colônias. Porém, a independência de alguns territórios se efetivou depois de prolongados confrontos entre nativos e colonizadores.

As antigas colônias se transformaram em países autônomos, no entanto, a partilha do território foi realizada pelas nações europeias, que não consideraram as divergências étnicas existentes antes da colonização. Desse modo, os territórios estipulados pelos colonizadores separaram povos de mesma característica histórico-cultural e agruparam etnias rivais.

Tal iniciativa produziu instabilidade política, que resultou em diversos conflitos entre grupo étnicos rivais. Diante dessa situação, as minorias continuaram sendo reprimidas por grupos majoritários, assim como acontecia no período colonial.

O continente está atualmente fragmentado em 53 países independentes. A incidência de conflitos tribais e o neocolonialismo dificultam a instabilidade política e econômica da região.

Respondido por WiallaFarias
1

É correto afirmar sobre a independência afro-asiática, que os movimentos de independência foram impulsionados pelo enfraquecimento das nações europeias após a Segunda Guerra Mundial, assim como pela Guerra Fria, em que movimentos receberam financiamento dos EUA e URSS.

A Descolonização na África e na Ásia

O crescimento de movimentos nacionalistas, que lutavam pela autodeterminação e a ruptura com as colônias foram fundamentais neste processo. É importante considerar que o sistema colonial é incompatível com os princípios defendidos pelas mesmas potências coloniais no âmbito internacional e que a Declaração de Direitos Humanos da ONU foi de grande importância neste processo.

Confira mais informações sobre independência afro-asiática aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/49873953

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes