História, perguntado por gabrielpedrorv4720, 1 ano atrás

O contexto no qual se deu o domínio dos ingleses sobre a Índia no século XIX pode ser caracterizado a) pelo Neo-Colonialismo, no qual as metrópoles europeias passavam a buscar colônias na Africa e na Asia a fim de explorá-las como mercado consumidor de seus produtos e fonte de mão de obra escrava. b) pelo Imperialismo, cuja política colonialista visava enriquecer a metrópole pela busca de metais preciosos e uma balança comercial favorável, mantida por meio do protecionismo exercido por um Estado interventor. c) pelo Neo-Colonialismo, que se caracterizava por uma nova forma de dominação sobre a Africa e a Asia, baseada na exploração econômica e no controle ideológico, sem necessidade de dominação política e territorial. d) pelo Imperialismo, caracterizado por uma política colonialista, motivada pela busca de matéria-prima e mercados consumidores para a indústria europeia, que levou ao domínio da Africa e da AsiaNo século XIX, surgiu um novo modo de explicar as diferenças entre os povos: o racismo. No entanto, os argumentos raciais encontravam muitas dificuldades: se os arianos originaram tanto os povos da Índia quanto os da Europa, o que poderia justificar o domínio dos ingleses sobre a Índia, ou a sua superioridade em relação aos indianos? A única resposta possível parecia ser a miscigenação. Em algum momento de sua história, os arianos da Índia teriam se enfraquecido ao se misturarem às raças aborígenes consideradas inferiores. Mas ninguém podia explicar realmente por que essa idéia não foi aplicada nos dois sentidos, ou seja, por que os arianos da Índia não aperfeiçoaram aquelas raças em vez de se enfraquecerem?

#UNICAMP

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
13

Ao considerar todo o exposto no enunciado da questão, temos que o pensamento racista do século XIX consistia em uma maneira de legitimação do domínio inglês sobre os indianos através de suas diversas origens raciais.

Mas não correspondia a uma explicação do motivo ao qual a miscigenação entre os ingleses e os indianos não levara ao aperfeiçoamento das raças que eram consideradas inferiores.

O texto da questão também aborda que o pensamento adotado no período se relacionava com a busca pela superioridade racial dos ingleses frente aos indianos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes