O contexto no qual a aprendizagem acontece é fundamental para o planejamento. A respeito disso, a atividade de planejar não deve ignorar alguns pressupostos fundamentais para o ensino de História. Nesta perspectiva, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os conteúdos não devem ser desligados do mundo, pelo contrário, devem considerar os conhecimentos prévios dos alunos, suas experiências cotidianas.
Porque
II. Tais conhecimentos prévios são suficientes para que o conhecimento sistematizado ocorra, sem a intervenção direta do professor.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
A proposição I é verdadeira, pois o professor deve sempre ter em mente que a sua proposta pedagógica deve adaptar-se à realidade de seus alunos: não seria razoável esperar que um conteúdo que exige um conhecimento prévio fosse bem aproveitado por alunos que não possuem estes conhecimentos prévios, sendo necessário adaptar às aulas à bagagem cultural dos alunos.
A proposição II é falsa, pois o professor é um facilitador do conhecimento, que ocorre de maneira ativa, pela interação do aluno com os objetivos pedagógicos, e não de modo passivo como se um conhecimento nascesse do outro sem intervenção pedagógica.
É correta a alternativa 3.
Resposta: Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação: Página 143 do livro Metodologia do Ensino de História.