Contabilidade, perguntado por karengiovana, 1 ano atrás

O contexto macroeconômico brasileiro concentrou a poupança privada no segmento de renda fixa por vários anos. Nessa conjuntura, variáveis como câmbio, inflação e resultados fiscais do governo foram sinalizadas por incertezas que refletiram na manutenção das taxas de juros domésticas em patamares elevados, atraindo os recursos dos investidores, geralmente a prazos excepcionalmente curtos. No entanto, esse cenário vem se alterando. Haja vista, no momento em que esse texto é elaborado, a taxa SELIC está fixada em 6,5% a.a., menor taxa de toda a série histórica do Banco Central, iniciada em 1986.

A partir dessa contextualização, avalie as afirmações a seguir como V para as verdadeiras e F para as falsas:


I. A rentabilidade do Tesouro Selic (LFT) por seguir a variação da taxa básica de juros brasileira - SELIC - tem se tornado um investimento muito atrativo.

II. A opção de investir em títulos públicos independentemente da queda da taxa SELIC, é a alternativa conservadora mais rentável.

III. A poupança nova pode ser uma opção mais rentável que o Tesouro SELIC diante do cenário econômico em que a taxa básica da economia encontra-se abaixo de 8,5% a.a.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativa 1:
V, F, V.

Alternativa 2:
F, F, V.

Alternativa 3:
V, F, F.

Alternativa 4:
F, V, F.

Alternativa 5:
F, F, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por Alessandrabp
0

O Tesouro Selic, faz parte da Dívida Pública Mobiliária Federal, ou seja, quando você contra qualquer um desses títulos públicos, você passa a ser um credor do país. De forma geral, esse dinheiro está sendo emprestado para o governo conseguir pagar as contas do Brasil e em troca, você ganha esse título que é uma garantia que você será pago pelo empréstimo.

 

Alternativa 1 é a CORRETA:

 

V – De fato, o Tesouro SELIC é um investimento atrativo, pois é de baixo risco, a taxa SELIC não tem altos e baixos com tamanha frequência e você pode vender o seu título público a qualquer momento.

 

F – A alternativa II é falsa pois, se a TAXA SELIC ter uma queda muito grande, o seu investimento em títulos públicos terá uma perda muito grande, visto que ela é como uma taxa de juros dos títulos públicos. Logo se a taxa SELIC aumenta, o seu ganho aumenta, caso ocorrer o contrário, então você perde. Ou seja, a opção de investir em títulos públicos não é a melhor alternativa se houver a queda na taxa.

 

V – Realmente a poupança nova pode ser a melhor opção caso a taxa básica da economia esteja abaixo de 8,5%. Isso ocorre porque, caso a taxa SELIC esteja muito baixa a poupança tende a subir quase que 70% da taxa de juros da SELIC, mais a própria Taxa Referencial. Já o Tesouro SELIC vai cair o valor, visto que a sua taxa está baixando.

Respondido por luizsantana8
0

Resposta:

A 1

Explicação:

Perguntas interessantes