História, perguntado por psicologavitoriosa, 1 ano atrás

O contexto de um texto (bíblico, ou não) é, assim, uma realidade semiótica e não uma realidade extralinguística ou extra semiótica. Nosso acesso ao contexto é semiticamente mediado – e a própria descrição histórica do contexto não passa de uma reconstrução semiótica do mundo em que o texto foi elaborado. Essa reconstrução dialoga, é claro, com as diversas semióticas desse mundo: a natural (quando utilizamos fontes da “natureza”), a arquitetônica (quando utilizamos fontes arqueológicas “monumentais”), a discursiva (quando nos utilizamos de fontes escritas da época) etc. Dessa forma, a reconstrução do contexto de um texto deve ser repensada como parte da interpretação do próprio texto, como uma pesquisa sobre o contexto no texto, sobre o contexto que “atravessa” o texto com sua frágil presença, por assim dizer, nas entrelinhas do texto (ZABATIERO, 2016). A propósito desse assunto, analise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa correta sobre a análise do contexto e a diferença na interpretação.

I. Só as habilidades analíticas de texto diferem, o lugar das pessoas no contexto é sempre o mesmo.
II. Não só as habilidades analíticas de texto diferem, mas também, e principalmente, o lugar das pessoas no contexto é sempre diferente.
III. Na interpretação de um texto bíblico, jamais se poderá reconstruir o contexto do texto de forma idêntica, seja a vivência do contexto pelo autor ou autora do texto.
IV. Um interprete tem a capacidade de interpretar e captar os sentidos que sequer teriam sido intencionados por autores.
V. Um interprete não tem a capacidade de interpretar e captar os sentidos que sequer teriam sido intencionados por autores.

É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por paulakellemsantiago
2

Resposta:

Alternativa 3:

Somente II, III e IV estão corretas.

Explicação:

pag 121 livro metodos interpretacao biblica (zabatiero)


SAMUELROSA22: Alternativa 3:
Somente II, III e IV estão corretas.
Perguntas interessantes