ENEM, perguntado por silmarasi, 1 ano atrás

O contexto de saúde no Brasil excede as fronteiras de um único modelo de saúde, sendo considerado muitas vezes inovador, e em alguns momentos ainda um modelo arcaico de cuidado e assistência. Analise abaixo a manchete e as declarações feitas pelo ministro da saúde do Brasil, Ricardo Barros.
À seguir, alguns trechos da entrevista do Ministro Ricardo Barros ao programa “Roda Viva”.
Trecho 1
“Nós estamos fazendo um trabalho cada vez maior de municipalização da saúde. Tenho certeza de que uma decisão tomada no município é melhor do que uma decisão tomada em Brasília. Todos podem errar, mas quando você está perto do problema o risco é muito menor”.
Trecho 2
“Cada cidadão é responsável pelo combate ao aedes aegypti. Este ano fizemos um excelente trabalho e tivemos mais de 80% de redução da dengue e 90% da zika”.
Trecho 3
“O modelo do SUS hoje financia a doença não a saúde. Se ninguém ficar doente durante um mês inteiro, quebra o sistema. Hospitais, laboratórios, todos deixam de faturar. Isso é a evidência de que o modelo está errado. Nós temos que financiar a saúde e não a doença. Pagamos o procedimento. No atual modelo, o sistema não se beneficia do investimento em prevenção”.
Disponível em:
Acesso em: 29 mar. 2018
Com relação as declarações do Ministro da Saúde, e considerando seus conhecimentos sobre modelos de saúde-doença, promoção de saúde e prevenção de doenças, analise as afirmações à seguir.
I. O início da declaração do ministro, descreve a importância da participação popular na construção do sistema de saúde, onde a comunidade por meio de seus representantes, expõem suas demandas aos conselhos municipais de saúde, e contribuem para a resolução eficaz dos problemas em nível regional.
II. O trecho 2 fundamenta-se nos conceitos de capacitação e reforço da ação comunitária descritos na Declaração de Alma-Atta (1978), onde há um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo e na definição de estratégias e sua implementação.
III. O último texto, sugere que o modelo adotado pelo ministério da saúde brasileiro, consiste na história natural da doença desenvolvida por Leavell e Clark, onde a promoção da saúde aparece incluída no conjunto de ações a serem desenvolvidas no primeiro nível da atenção, a prevenção primária.
É correto o que se afirma
A Apenas em I.
B Apenas em II.
C Apenas em III.
D I e II.
E I e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
4
Oi, tudo bem?

Bom, de acordo com o texto, o enunciado, mas também com a pergunta anteriormente realizada, podemos afirmar que a alternativa correta dessa questão compreende a letra II. O trecho 2 fundamenta-se nos conceitos de capacitação e reforço da ação comunitária descritos na Declaração de Alma-Atta (1978), onde há um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo e na definição de estratégias e sua implementação.

As demais estão incorretas pois no texto um não há a citação da participação popular, apenas evidencia a ação única governamental nos municípios,  afim de garantir a efetivação das ações de melhoria. Já o terceiro texto evidencia que a atuação da saúde primária já ocorre, haja vista que é a falta da saúde primária (prevenção) o ponto principal dos problemas.
Perguntas interessantes