O contexto da realização da Gioconda (Mona Lisa) é relativamente bem conhecido. Para a disposição formal da Gioconda, o artista baseou-se em exemplos de retratos florentinos dos finais do século XV, ou seja, o foco no busto voltado cerca de dois terços para o observador, ornado por vezes com duas colunas que faziam a transição para um fundo com paisagem. Sobre essa produção artística, que se localiza nas artes visuais (artes plásticas), é correto afirmar: *
Imagem sem legenda
a) O autor da obra é Leonardo da Vinci, que a produziu em óleo 77x53 cm, encontrada hoje em Paris, no museu do louvre.
b) Miguel Ângelo produziu a obra Renascença e hoje podemos visualizá-la no teto da Capela Sistina, na cidade do Vaticano, residência oficial do Papa.
c) Trata-se de uma produção artística de Sandro Botticielli, pintor Italiano.
d) Picasso produziu a obra nos moldes renascentistas e podemos ter acesso à pintura no museu de louvre em Paris.
ME AJUDEEMM
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA (B)
Explicação:
A Mona Lisa é a grande pintura do artista Leonardo da Vinci, que viveu no período do Renascimento na Itália. A obra começou a ser pintada no ano de 1503 e é reconhecida, entre outras razões, pelo uso da técnica do sfumato, uma das grandes contribuições artísticas de Da Vinci.
O título da pintura, Mona Lisa, significa, de forma literal, Senhora Lisa, mas, além desse nome, a obra é conhecida por diversas outras maneiras. La Gioconda, em italiano; La Joconde, em francês; e A Gioconda, em tradução para o português, que significa “a sorridente”. É conhecida, também, como Mona Lisa del Giocondo, cujo significado é Senhora Lisa, esposa de Giocondo.
Essa obra mundialmente reconhecida e aclamada traz um retrato de uma mulher. A mulher na tela parece introspectiva e tímida. Além disso, ela tem um sorriso discreto.
O sorriso da Mona Lisa é um dos aspectos mais famosos e comentados a respeito deste quadro de Da Vinci. O sorriso discreto, ainda que restrito, é considerado sedutor, e despertou inúmeras teorias acerca do quadro - tornando-se, sem dúvidas, um dos maiores motivos de debate no mundo da arte.