o consumo excessivo de álcool provoca danos ao figado e pâncreas, glândulas fundamentais no metabolismo energético .
a) cite duas organelas das células hepáticas responsáveis pela degradação da molécula de álcool.
b) Explique como o pâncreas atua na formação da reserva de moléculas de glicogênio hepático.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Retículo Endoplasmático Rugoso e Retículo Endoplasmático Liso
B) O pâncreas atua na produção de insulina e glicacon, ambos responsaveis para o controle de açucar na corrente sanguinea. Quando o nivel de glicose (açucar) esta alto no sangue, a insulia é lançada na corrente sanguinea para controlar essa quantidade, e posterior a isso tranforma o açucar em glicogenio que posteriormente sera armazenado no figado . E quando o organismo esta em defti de açucar os que foram armazenados sao jogados na corrente sanguinea para que o nivel permaceça sempre estavel.
Explicação: O ESTUDANTE DA RESPOSTA ANTERIOR COPIOU MINHA RESPOSTA E ME DENUNCIOU PARA APAGAREM MINHA RESPOSTA
Degradação do Álcool no Organismo
a) Retículos endoplasmáticos rugoso e liso.
Ambos os retículos atuam de forma a metabolizar todo o álcool que é internalizado, por meio das enzimas álcool desihidrogenase, capazes de reduzir o álcool a moléculas menores.
Pâncreas e Metabolismo Energético
b) O pâncreas é uma glândula muito importante para a homeostase do organismo, principalmente por participar do controle de glicose no corpo. Uma das funções do pâncreas é produzir glucagon, um hormônio hipoglicemiante, ou seja, visa reduzir o excesso de glicose.
Este excesso é transformado em glicogênio hepático, a fim de formar uma grande reserva de moléculas para momentos de baixa de glicose.
Entenda mais sobre metabolismo energético em: brainly.com.br/tarefa/181294