O consumo excessivo, aliado ao descarte de lixo inadequado, agrava a degradação ambiental, pressionando o uso dos recursos naturais e a intensificação da poluição. Isto é reflexo dos atos e escolhas cotidianas que determinam, direta ou indiretamente, os padrões de produção e consumo.
Uma forma de modificar essa situação é revendo hábitos, necessidades e desejos de compra. Percebe-se que se pode decidir o quanto e o que consumir, de qual empresa comprar, com quais critérios fazer escolhas de consumo, que vão além do preço, da qualidade e da comodidade.
Embora a escolha de produtos e serviços seja tarefa do consumidor, a empresa também tem responsabilidade nesse processo. Ambos podem incentivar o uso mais racional dos recursos finitos e discutir a necessidade de redução de resíduos. Consumidores e empresas podem utilizar seu poder de compra para definir práticas produtivas que intensificam o uso racional dos recursos e a redução de resíduos. Para tal, podem assumir os seguintes comportamentos:
• Comprar produtos que tenham o mínimo de embalagem.
• Dar preferência para o consumo de produtos de empresas que tenham práticas sustentáveis.
• Preferir produtos com embalagens biodegradáveis, recicláveis ou retornáveis.
• Valorizar empresas que adotem os princípios de responsabilidade socioambiental.
Esse tipo de utilização do poder de compra, por organizações e indivíduos, traduz o conceito de:
logística reversa.
licenciamento ambiental.
consumo consciente e responsável.
ciclo de vida de produtos e serviços.
risco ambiental.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Resposta:
Consumo consciente e responsável.
Explicação:
Respondido por
2
Resposta:
Consumo consciente e responsável.
Explicação:
A medida em que economizamos tanto que compramos quanto o que descartamos estamos tendo um consumo responsável e consciente.
Perguntas interessantes