O consumo dos descartáveis tem sido apontado como o principal problema na geração de resíduos sólidos no mundo, especialmente em relação aos resíduos plásticos. Uma pesquisa recente divulgada pela Revista Pesquisa FAPESP (2019) aponta que uma das raízes do problema é a alta demanda da sociedade por plástico. Em 2016, a produção atingiu 396 milhões de toneladas; em 1950, foram colocados no mercado 2 milhões de toneladas. A fabricação de plástico virgem no século XXI (em apenas 16 anos) equivale ao volume produzido nos 50 anos anteriores. E as projeções indicam que, se o ritmo de crescimento não for contido, o mundo terá que acomodar cerca de 550 milhões de toneladas do material em 2030. Neste contexto, os fatores que contribuem para impulsionar a poluição plástica no mundo estão relacionados:
a) A precariedade da coleta seletiva nas grandes cidades brasileiras e ao insucesso do uso dos plásticos ao redor do mundo, com predominância para o reaproveitamento e o reúso desses resíduos.
b) Aos hábitos de consumo dos brasileiros, que priorizam pelo uso de materiais retornáveis e colaboram para a coleta seletiva e reciclagem dos plásticos.
c) A falhas no sistema, onde o preço baixo dos plásticos resulta na predominância de uso de descartáveis, além dos baixos índices de coleta e reciclagem desses resíduos.
d) Ao comprometimento do mercado, com preços elevados do plástico e incentivo ao uso de retornáveis, os quais levam mais tempo para se decompor e podem ser reciclados.
Soluções para a tarefa
c) A falhas no sistema, onde o preço baixo dos plásticos resulta na predominância de uso de descartáveis, além dos baixos índices de coleta e reciclagem desses resíduos.
Uma das principais propostas que levariam a melhores resultados em relação a utliização de retornáveis, seria em relação ao aumento do preço de plásticos, que levaria a utilização dos brasileiros por produtos retornáveis.
Além disso, uma outra medida eficaz seria em relação a políticas públicas que favorecessem empresas de coleta e reciclagem, a fim de contribuir para a redução dos impactos ambientais.
Resposta:
Explicação:
B -A falhas no sistema, onde o preço baixo dos plásticos resulta na predominância de uso de descartáveis, além dos baixos índices de coleta e reciclagem desses resíduos.