ENEM, perguntado por jennyloka1042, 10 meses atrás

O consumo de água para praticamente todas as atividades humanas é algo que estimula a evolução tecnológica acerca desta temática, incentivado principalmente por crises hídricas, que ao longo dos anos estão cada vez mais intensas e frequentes. Uma iniciativa interessante vem da cidade de Florianópolis – SC, onde a prefeitura municipal sancionou uma lei, em que empreendimentos com tamanho maior que 200 m2 devem incorporar em sua estrutura um sistema de captação da água da chuva, visando a economia deste recurso, bem como a prevenção a eventos climáticos extremos, tais como as inundações (INEAM, 2016). Além disso, esse sistema de captação de águas pluviais deve englobar mecanismos de tratamento prévio, permitindo assim, usos não potáveis, tais como serviços domésticos ou irrigação de jardins. A imposição dessa tecnologia, além de auxiliar na economia de recursos naturais, bem como contribuir para a menor probabilidade de inundações, ainda não possui um baixo valor de instalação, visto que custa, em média, apenas 1% do valor total da obra (INEAM, 2016). O funcionamento desse sistema ocorre, primeiramente, pela captação da água precipitada, que é encaminhada por meio de calhas e tubulações para um filtro, permitindo a eliminação de materiais grosseiros. Posterior a esse processo, parte da água já tratada é disposta num reservatório e o restante, contendo as impurezas, é descartado nas galerias pluviais. A partir disso, dependendo do uso doméstico que será realizado, há a necessidade de adaptação do sistema, como o uso de bombas para a possibilidade da utilização em descargas sanitárias, dentre outros. Observe a figura a seguir:

Soluções para a tarefa

Respondido por luizgoms
28

resp , O sistema de captação de água da chuva trazem como beneficio principal a economia de recursos naturais e prevençao inundaçoes.

Respondido por genicedeusefieovzx9d
28

RESPOSTA;

O sistema de captação de água da chuva trazem como beneficio principal a economia de recursos naturais e prevençao inundaçoes.

Perguntas interessantes