O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. Sabe que os atos de consumo têm impacto e que, mesmo um único indivíduo, ao longo de sua vida, produzirá um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente. Por meio de cada ato de consumo, o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as conseqüências positivas e minimizando as negativas de suas escolhas de consumo, não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza. O consumidor consciente também procura disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações. Além disso, o consumidor consciente valoriza as iniciativas de responsabilidade sócioambiental das empresas, dando preferência às companhias que mais se empenham na construção da sustentabilidade por meio de suas práticas cotidianas. O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento sócio-ambiental. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.
Disponível em: Acesso em 12 jul 2020.
Assim, com base no texto analise as asserções abaixo:
I. É preciso que prevaleça o aspecto moral de ordem individual com relação ao coletivo, para que se promova o desenvolvimento sustentável.
Porque
II. A sociedade de consumo está alicerçada em ideias individuais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
I. É preciso que prevaleça o aspecto moral de ordem individual com relação ao coletivo, para que se promova o desenvolvimento sustentável.
(Correto. Seu aspecto de consumismo consciente deve prevalecer ao do coletivo, que não consome consciente.)
Porque
II. A sociedade de consumo está alicerçada em ideias individuais.
(Errado. A sociedade de consumo é influenciada.)
O consumo é um processo coletivo, as pessoas não consomem com base unicamente em suas próprias ideias, elas compram pois a sociedade compra, por exemplo, quando visitamos uma casa e vemos uma televisão bonita, nós desejamos essa televisão e podemos acabar comprado ela, é um processo de ordem individual mas que relaciona com o coletivo (alternativa 3).
É por isso que estimular um consumo coletivo sustentável pode mudar o padrão de consumo individual, porém, é um processo demorado já que depende das próprias empresas estimularem as pessoas para o consumo consciente e sustentável, o que é interessante para o mercado, já que diminui os lucros.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/22153630