O Conselho Federal de Medicina (CFM) encomendou pesquisa realizada, em 2018 com 2.087 pessoas, pelo Datafolha, a qual apontou que 55% dos entrevistados consideram a saúde no Brasil ruim ou péssima. Ainda que tenha tido uma melhora em relação às pesquisas de 2014 e 2015, a pesquisa revela que a população ainda sofre com esse serviço. As maiores queixas são relacionadas ao tempo elevado de espera para o atendimento, falta de incentivo financeiro ao Sistema Único de Saúde (SUS) e sua má gestão. Dentre os serviços mais procurados, 80% dos entrevistados apontaram a vacina, ocupando o primeiro lugar no ranking; em seguida, está a procura por atendimento em postos de saúde, com 78%; por fim, 72% dos entrevistados procuram por consultas com médicos em postos de saúde.
Soluções para a tarefa
Resposta: Faltou as alternativas
Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O tempo de espera para atendimento nos postos de saúde foi alvo de reclamações, sendo elencados o tempo de espera para a realização de cirurgias, de exames de imagem e para o atendimento de consultas agendadas.
II. O público entrevistado pontuou como uma prioridade, tanto para o poder público como para a gestão do SUS, o combate à corrupção e falta de investimentos na área da saúde.
III. O serviço de vacinas foi o que obteve a melhor avaliação dentre os ofertados pelo Sistema Único de Saúde, ainda que uma parcela mínima faça uso.
É correto o que se afirma em
A alternativa correta é a Alternativa 3:
I e II, apenas.
Resposta:
Alternativa 3 I e II, apenas.
Explicação:
Conforme gabarito.