O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA, na sua resolução 1002 de 26 de Novembro de 2002, pela qual a dota o código de ética profissional, nos diz, em suas considerações que tal código de ética “deve ser resultante de um pacto profissional, de um acordo crítico coletivo em torno das condições de convivência e relacionamento que se desenvolvem entre as categorias integrantes de um mesmo sistema profissional, visando uma conduta profissional cidadã”.Enunciado 2 “Portanto, a menos que admitamos que a natureza estabeleceu um sofisma, e o tornou necessário e inevitável, temos de admitir que o senso de justiça e injustiça não deriva da natureza, surgindo antes artificialmente, embora necessariamente, da educação e das convenções humanas” (HUME, David. Tratado da Natureza Humana, página 524)Sobre estes dois enunciados, o agir humano em sociedade é estruturado por:
a)convenções humanas que brotam da natureza dos indivíduos, possibilitando a construção de espaços para a publicação dos princípios gerais pelos quais regem as suas condutas.
b)A ética profissional determina a conduta daqueles que venham a exercer a profissão, mediante um princípio puro da razão que descobre, pela operação necessária das partes, o que é o certo e o errado, ou seja: o que é uma conduta digna de louvor ou censura.
c)as convenções humanas são artifícios que buscam a superação das dificuldades advindas do convívio social com outros indivíduos, que, por este motivo, podem ser consideradas como instâncias distintas das engrenagens cognitivas do sujeito, infensas ao imaginário coletivo dos indivíduos que fazem parte de uma sociedade civil.
d)O agir humano em sociedade é mediado por convenções que visam superar a grande fraqueza humana da parcialidade, que, por serem engendradas pelo artifício humano, elas podem ser consideradas artificiais. Entretanto, estas convenções não possuem nada de arbitrário, pois dependem da satisfação do imaginário coletivo daqueles que fazem parte de uma determinada sociedade ou organização profissional.
e)um entendimento exclusivamente racional, que por operar em relações exclusivamente necessárias, é capaz de conceber universalmente as noções de certo e errado, capazes de representar a conduta ética verdadeira para cada indivíduo em qualquer lugar do mundo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: Letra D
Explicação: Acabei de fazer essa atividade
otakuninja19:
Obrigado
Perguntas interessantes