O Conselho de Segurança da ONU pode aprovar deliberações obrigatórias para todos os países-membros, inclusive a de intervenção militar. Ele é composto por quinze membros, sendo dez rotativos e cinco permanentes com poder de veto. O que explica essa desigualdade de poder entre os países que compõem o Conselho de Segurança?
Soluções para a tarefa
A principal explicação para essa desigualdade de poder entre os países que compõem o Conselho está ligada às características da Geopolítica mundial na época da criação do organismo.
O mundo é desigual, e isso se deve a diversos fatores, desde a colonização gananciosa de alguns países ao surgimento de ditaduras e regimes políticos extremamente fechados e que não dão liberdade para a população.
Quando conselhos ondem diversos países se juntam são criados, cada um desses países tem um poder politico diferente, uns mais do que outros.
Quanto maior a riqueza de um país, maior é o seu poder em qualquer órgão que faça parte, é por isso que EUA e China tem muito poder onde quer que vão.
Resposta:
Sobre os desafios que se colocam para os Conselhos de Educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
Possuir Lei de criação garante maior segurança para o Conselho, pois sua origem em Decreto ou outro ato do Executivo o torna suscetível de alterações pelos governantes de cada mandato. V Parabéns! A resposta está correta.
O Conselho deve aguardar as deliberações do Governo. V Parabéns! A resposta está correta.
A edição de normas complementares às Diretrizes Nacionais, inclusive à BNCC, pode ser necessária, como para orientar a adoção de formas de organização e propostas de progressão próprias, ou para a concepção da Parte Diversificada, ou para orientar a abordagem transversal e integradora de temas exigidos por leis e normas específicas. F Parabéns! A resposta está correta.
É papel da escola, atribuído por lei, monitorar e avaliar a execução do Plano Decenal de Educação. F Parabéns! A resposta está correta.